Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Fucam promove plantio de 550 mudas de plantas nativas às margens do...

Fucam promove plantio de 550 mudas de plantas nativas às margens do Rio Camboriú

Ação foi realizada no sábado, em parceria com o IFC e com apoio de entidades da região

Divulgação
Fucam promove plantio de 550 mudas de plantas nativas às margens do Rio Camboriú
Divulgação

Araçá, Aroeira, Cedro, Ipê-amarelo, Pitanga, entre outras. Cerca de 550 mudas de plantas nativas foram plantadas às margens do Rio Camboriú no último sábado, dia 22. A ação de revegetação foi promovida pela Fundação do Meio Ambiente (Fucam), em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

“Essa é a quarta etapa do processo de revegetação. Começamos a ação por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com apoio do IFC, em 2016. Ao fim do processo, chegaremos a um total de 20 mil metros quadrados de mata ciliar recuperada, próximo à área urbana”, explica a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger. “A mata ciliar, quando estabelecida, atua como filtro dos poluentes que entram na água, principalmente em momentos de precipitação, e estabelece a interação entre o meio aquático e o terrestre. Assim, a ação é bastante significativa”.

O plantio contou com apoio de membros do Comitê do Rio Camboriú, escoteiros de Balneário Camboriú e do município, assim como representantes do Hospital do Coração, que doou 150 mudas para a ação. “É importante o envolvimento da comunidade nessas iniciativas. A participação serve para sensibilizá-los que o aspecto ambiental é responsabilidade de todos”, finaliza Liara.

Sair da versão mobile