• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Máquina é flagrada abrindo esgoto em Laranjeiras; Prefeitura se pronuncia

Vídeo causou revolta; secretário do meio ambiente e prefeitura se manifestaram a respeito

abrindo esgoto
Reprodução

Neste sábado (6) repercutiu através das redes sociais e grupos de WhatsApp, um vídeo onde aparece uma máquina da Secretaria de Obras abrindo um esgoto que havia sido lacrado no ano passado, para interromper a poluição da praia.

A pessoa que filmou denuncia que a prefeitura estaria abrindo o esgoto, sorrateiramente à noite, para escoar para a praia. “O prefeito manda, de manhã, tampar, e à noite manda abrir o esgoto”, acusa o cinegrafista anônimo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O vídeo causou revolta de muitas pessoas, fazendo com que o secretário do meio ambiente e a prefeitura se manifestasse publicamente ainda na noite de sábado.

Equívoco

“O curso de água que vem do morro e passa por baixo do calçadão e desemboca no centro da praia foi interrompido, foi fechado de uma forma equivocada”, garante o Secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. “Nós mandamos abrir pois não se interrompe um curso de água”, justifica. “Nós estamos tratando com muita seriedade a questão do esgoto em nosso município, e Laranjeiras é um dos focos principais. Nós não vamos deixar que Laranjeiras volte a ter praia imprópria para banho”.

Nota oficial

Contestando a denúncia, a Prefeitura de Balneário Camboriú também se manifestou de forma oficial:

“A Prefeitura de Balneário Camboriú informa que, no vídeo que está circulando na internet da Praia de Laranjeiras, a água mostrada não é esgoto. No local há um canal de água que escorre naturalmente do morro, desembocando na praia. Esse canal foi tapado com areia de forma equivocada, e como trata-se do caminho natural da água, deve ficar aberto.

Em 2017, desde o início do ano, a Prefeitura trabalha intensamente na questão de saneamento em toda cidade, e lacrou diversos esgotos clandestinos que saíam na praia de Laranjeiras e executou uma obra bastante esperada por moradores e turistas: a rede coletora de esgoto. A obra deverá ser entregue ainda este mês e a população receberá um aviso para se ligarem na rede, garantindo a qualidade da balneabilidade da praia.

Caso o morador ou turista presencie alguma irregularidade pode denunciar à Emasa pelo 0800 643 6272.”

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteMáquina é flagrada abrindo esgoto em Laranjeiras; Prefeitura se pronuncia
PUBLICIDADE

Últimas notícias