Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Ações da Prefeitura de BC melhoram balneabilidade na praia de Laranjeiras

Ações da Prefeitura de BC melhoram balneabilidade na praia de Laranjeiras

Das 45 análises da água feitas durante o ano passado, apenas nove tiveram o resultado de condição imprópria para banho

Divulgação
Fotos Aéreas Várias 24 01 18 Foto Celso Peixoto 41 edited
Divulgação

Um dos pontos turísticos mais visitados de Balneário Camboriú, a Praia de Laranjeiras está desde o mês de abril de 2017 com suas águas próprias para o banho. A última análise, realizada no dia 22 de janeiro, mostra que a praia segue própria. A melhoria na balneabilidade é resultado de intensas ações de fiscalização do Município para detectar ligações irregulares, verificar alvarás sanitários e conscientizar a população. Das 45 análises da água feitas durante o ano passado, apenas nove tiveram o resultado de condição imprópria para banho. “E essa condição imprópria ocorreu em janeiro, fevereiro e março, meses em que iniciamos as ações”, justificou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd.

Durante todo o ano de 2017, a Prefeitura realizou operações de fiscalização, acompanhamento e monitoramento do despejo irregular e clandestino de esgoto proveniente do comércio e residências, bem como verificou os alvarás sanitários dos estabelecimentos. Estas ações, feitas pela Secretaria do Meio Ambiente, EMASA, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde contribuíram diretamente com a melhoria do resultado da qualidade da água, comprovado ao longo das coletas de balneabilidade.

E os trabalhos não pararam por aí. Em dezembro, a Emasa concluiu a instalação da rede coletora de esgoto. Desde o início de janeiro, os moradores e donos de estabelecimentos comerciais da Praia de Laranjeiras já podem ligar seus imóveis à rede, garantindo a permanência da qualidade da balneabilidade das águas. Para isso, é preciso que moradores e comerciantes façam a ligação dos seus imóveis em até 60 dias. O proprietário do imóvel é o responsável pela construção das instalações prediais de esgoto dentro do terreno. Depois deve fazer o pedido da ligação de esgoto à Emasa. Após o prazo de 60 dias, o Município começará a fazer a cobrança da tarifa e as fiscalizações por meio do programa Se Liga na Rede, que através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto consegue identificar ligações clandestinas.

“Verificar se há ligações de esgoto irregulares desembocando na praia é tarefa imprescindível para proceder uma gestão de praia com qualidade, para oferecer uma praia limpa e adequada ao banho e ao lazer, garantindo, pois, um ambiente salubre e equilibrado propiciando qualidade de vida a toda população”, falou o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd.

Confira algumas orientações do Se Liga na Rede BC:

– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;

– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;

– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;

– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.

Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.

Sair da versão mobile