• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Pedalada Lixo Zero do CEM Dona Lila conscientiza moradores do Estaleiro

Além das bicicletas os alunos também colocaram o pé na estrada com cartazes, informativos para entregar aos moradores e sacolas para o recolhimento de pilhas e baterias

Educação Pedalada Lixo Zero 01 11 17 Foto Kattiucia Villain 8
Divulgação

O mês de novembro começou animado e com muita responsabilidade socioambiental, para os alunos do Centro Educacional Municipal (CEM) Dona Lila de Balneário Camboriú. O dia de sol foi perfeito para as crianças que participaram da “Pedalada Lixo Zero”, nesta quarta-feira (01) nos arredores da escola, no Bairro Estaleiro. Além das bicicletas os alunos também colocaram o pé na estrada com cartazes, informativos para entregar aos moradores e sacolas para o recolhimento de pilhas e baterias. Tudo para conscientizar a população da importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.

Os alunos do 1º ao 5º ano estavam animados com a atividade fora da sala de aula. Dois grupos foram formados, sendo um de caminhada e outro de pedalada. Iasmim Gomes, de 10 anos, sabe bem a importância da reaproveitação dos materiais e dos cuidados com a natureza. “Minha mãe recicla madeira e faz floreiras para vender. Plástico, vidros e outros materiais também. Se a gente não cuidar agora, ficaremos sem os recursos naturais no futuro”, ponderou a menina que carregava a placa “Reciclar é Viver Melhor”. Hiago Pereira, de 11 anos, trouxe a sua bike e pedalou entusiasmado em prol da atividade. “Acho muito importante porque estamos conscientizando as pessoas a jogarem o lixo no lixo de forma correta”, falou o menino. A empolgação foi tanta que alguns alunos que caminhavam cantaram espontaneamente o Hino Nacional, reforçando que esta é uma causa de todo o Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os grupos fizeram trajetos diferentes passando nas casas. Os alunos entregaram informativos feitos por eles, conversaram com os moradores e quem passava na rua. “O que eu acho mais interessante neste trabalho com as crianças, é que elas levam para casa o que aprenderam na escola. Passam a informação e cobram os pais sobre a reciclagem e a preservação do meio ambiente”, opinou Claudia Lira, moradora local. Ao final os dois grupos se encontraram na Praia do Estaleiro, e ainda aproveitaram para levar a informação aos comerciantes que se preparavam para abrir os estabelecimentos.

Professores e funcionários da escola acompanharam os alunos, organizando os grupos para a segurança de todos no percurso. Para a coordenadora do Instituto Eco Cidadão, que realiza diversas ações na área ambiental, Luciana Andrea de Jesus, esta é mais uma ação da escola que já vem trabalhando a sustentabilidade com os alunos, como transformar resíduos orgânicos em compostagem na Horta Comunitária do Estaleiro. “Além de sensibilizar a comunidade para a questão ambiental, esta atividade traz qualidade de vida para as crianças que interagem diretamente com a natureza, podendo observar pontos que precisam ser preservados”, destacou a ambientalista que pedalou com os alunos.

A iniciativa partiu do CEM em conjunto com o Instituto Eco Cidadão e o Instituto Lixo Zero BC. Este ano a parceria é com as escolas da região das Praias Agrestes, com o objetivo de atingir a meta de desviar dos aterros 90% dos resíduos gerados na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa Brava até 2020, por meio de práticas sustentáveis.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePedalada Lixo Zero do CEM Dona Lila conscientiza moradores do Estaleiro
PUBLICIDADE

Últimas notícias