Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Mais de 40 caminhões de lixo e entulho foram retirados no Rio...

Mais de 40 caminhões de lixo e entulho foram retirados no Rio Marambaia

Os resíduos sólidos foram removidos em um trecho de menos de 200 metros

Divulgação
Emasa Canal Marambaia Ivan Rupp 24 11 2017 24
Divulgação

Desde o início da revitalização do Rio Marambaia, no dia 16 de novembro, até está terça-feira (28), foram retirados cerca de 47 caminhões de lixo, entulho e principalmente areia fétida do local. Os resíduos sólidos foram removidos em um trecho de menos de 200 metros, entre as Ruas 1141 e 1131. O serviço está sendo executado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) e Secretaria de Obras.

Segundo a diretora técnica da EMASA, Roberta Orlandi, a execução dessa primeira fase está sendo feita com máquina escavadeira hidráulica no canal. “Para executar esse serviço foi necessário a formação de uma base com troncos de madeira para a máquina não afundar. Os resíduos removidos são acondicionados em caçambas e caminhão-tanque, transportando para destinação final em locais devidamente licenciados para esta finalidade”, explicou.

Nesta semana, o serviço começou ser executado na Rua 1201. De acordo com o diretor-geral da EMASA, Carlos Haacke, em razão do desmoronamento da galeria do Rio Marambaia, nas proximidades da Rua 1201, foi tomada como prioritária a intervenção neste local. “Estão em atividades os equipamentos para a limpeza e desobstrução do canal neste trecho. Estas atividades compreendem a remoção de resíduos, entulhos, lodo e areia contaminada com resíduos orgânicos (esgoto sanitário). É um serviço complicado, mas estamos empenhados em revitalizar o nosso rio”, comentou.

Depois de concluída a primeira etapa, será feita também a instalação de unidades de aeração em três pontos do Rio Marambaia. O sistema de aeração, aumenta a oxigenação da água através de pequenas bolhas de ar. Esse serviço será feito no final de dezembro até o início de janeiro. A partir do ano que vem será feito o desassoreamento completo com o uso de draga.

Sair da versão mobile