• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Emasa explica ações de revitalização no Rio Marambaia

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da EMASA, realizou nesta quinta-feira, 19, uma reunião com moradores da região próxima ao Rio Marambaia

Reunião Canal Marambaia Ivan Rupp 19 10 2017 43
Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), realizou nesta quinta-feira (19) reunião com moradores da região próxima ao Rio Marambaia para apresentar projeto que contribuirá com a despoluição do rio. No encontro foram colocadas aos moradores presentes as ações já desenvolvidas até aqui, como o programa Se Liga na Rede BC, que fiscaliza as ligações de esgoto irregulares, e também os passos para o início da obra de remoção dos resíduos sólidos, do lodo orgânico e da areia depositada ao longo da calha do rio.

Os locais de intervenção bem como a forma de execução dos serviços foram apresentados aos presentes. No final das explanações, questionamentos dos moradores foram respondidos e o engajamento da comunidade no processo de revitalização do Rio Marambaia foi elogiado pelo prefeito Fabrício Oliveira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O diretor-geral da Emasa, Carlos Haacke explicou que a obra de remoção da areia acumulada e dos detritos do rio será iniciada em breve, e explicou, também, como a intervenção será feita. “Não tem como fazer esta remoção sem causar mau cheiro, barulho ou transtornos no trânsito da região em que houver obra, mas todas as medidas serão tomadas para minimizar os efeitos dessa intervenção, que iniciaremos logo e que deve estar concluída até o final de novembro”, explicou Haacke.

Em sua fala, o prefeito Fabrício Oliveira discorreu sobre as obras de saneamento que estão sendo feitas nos bairros, sobre a fiscalização constante nas ocupações irregulares e invasões, e sobre a inscrição de três praias da cidade na certificação ambiental do programa Bandeira Azul, ações citadas pelo prefeito como de proteção à cidade. “Essas ações simbolizam nosso compromisso em resolver a questão da balneabilidade em Balneário Camboriú, compromisso este em que a revitalização do Rio Camboriú está incluída, e para isso estamos trabalhando diariamente junto com a equipe que aqui está para dar a resposta que a comunidade espera”, declarou o prefeito.

Na apresentação técnica feita pelo consultor Cesar Arenhart, da Emasa, foram enumeradas as remediações feitas até agora, através de ações diretas e indiretas, como as ações sobre as causas da poluição do rio, assim como as intervenções que serão implementadas de desassoreamento e reoxigenação.

Participaram da reunião além dos moradores e das autoridades já citadas, o Secretário de Planejamento e Obras Edson Kratz, e do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, bem como técnicos dessas pastas.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteEmasa explica ações de revitalização no Rio Marambaia
PUBLICIDADE

Últimas notícias