Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Medida Compensatória garante proteção da restinga na Praia Brava

Medida Compensatória garante proteção da restinga na Praia Brava

Termo de Compromisso prevê instalação de cercas

Divulgação
restinga na Praia Brava
Divulgação

As dunas e restingas da Praia Brava, em Itajaí, ganharam importantes reforços para sua proteção. Além de placas recentemente instaladas pelo Município de Itajaí em áreas de vegetação intensamente pisoteadas, o que já contém o acesso de pedestres, agora, um Termo de Compromisso garante a instalação de pelo menos 440 metros de cerca para a proteção da restinga e da vegetação de dunas, ordenando assim o acesso à praia somente por passarelas.

A ação será custeada pela empresa Barra do Rio Terminal Portuário, em atendimento a um termo de compromisso assinado com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), como medida compensatória por uso de Áreas de Proteção Permanente – APP.

De acordo com o termo de compromisso, o reforço na proteção das dunas e restingas seguirá orientação da Famai e terá 120 dias de prazo para sua execução. As novas cercas substituirão as atuais, danificadas pelas ações do homem e do tempo, entre o ribeirão Ariribá e o ribeirão Cassino da Lagoa. O início dos trabalhos está previsto para os próximos 30 dias.

“A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos no início da temporada de verão, que é quando a necessidade de proteção das dunas e restingas da Praia Brava é mais intensa”, comenta Victor Silvestre, superintendente da FAMAI.

Segundo ele, proteger ambientes como as dunas e restingas da Praia Brava, é muito importante porque são abrigos naturais e áreas de alimentação e reprodução da fauna e flora local. Além disso, a faixa de vegetação protege a costa de eventuais ressacas, minimizando muitos prejuízos.

Sair da versão mobile