Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Alunos do Programa Tatu divulgam ações ambientais em Camboriú

Alunos do Programa Tatu divulgam ações ambientais em Camboriú

Eles colaboraram nas atividades programadas pela Fucam para a Semana do Meio Ambiente

Divulgação
projeto tatu
Divulgação

A programação da Semana do Meio Ambiente de Camboriú contou com a colaboração de alunos do Programa Tatu de Educação Socioambiental em ações realizadas nesta terça-feira, dia 6, no Centro da cidade. Eles circularam pela Praça das Figueiras e ruas do entorno, onde abordaram pedestres com informações e panfletos educativos sobre o Projeto Produtor de Água, além de informar a listagem de pontos para coleta de óleo de cozinha. Durante a tarde, servidores da Fucam atenderam à população em estande montado na Praça. A Fucam também ofereceu oficinas de sabão caseiro, feito com o óleo reaproveitado, e coletou lixo eletrônico no local.

A diretora da Escola Municipal Lucinira Melo Rebelo, Nilcéia dos Santos Dutra, acompanhou alunos do programa Tatu nas ações e visita à Prefeitura, quando realizaram entrega simbólica das barras de sabão ao prefeito Elcio Kuhnen. Segundo ela, o trabalho educativo é fundamental para a mudança de consciência social. “Na nossa escola, os alunos criaram o hábito de recolher material reciclável nas suas casas e nas dos vizinhos. Eles fazem a separação de cada resíduo e depositam nos nossos pontos de coleta. Além de não poluir a natureza, esses materiais são vendidos e se revertem em uma renda extra para o cotidiano escolar”, comenta.

João Victor Fantoni, de 13 anos, é aluno do Programa Tatu e passou a tarde compartilhando o que já aprendeu. “O óleo de cozinha e todo lixo que não é destinado corretamente pode causar sérios danos para o meio ambiente. Pode entupir bueiros, contaminar água, causar alagamentos. Muitas pessoas pensam que é só um papelzinho que estão jogando no chão, mas se todo mundo pensa assim, são muitos papeizinhos”, explica o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até a sexta-feira em Camboriú. Amanhã, dia 7, as ações educativas serão realizadas na rótula entre Braço e Macacos, no interior da cidade. No dia 8, a comunidade do Distrito de Monte Alegre recebe o estande da Fucam, na Praça em Frente ao CAIC, onde também haverá orientação sobre saúde e bem-estar animal. Na sexta-feira, dia 9, começa às 18h30 a palestra aberta à população em que será esclarecido todo o processo de licenciamento ambiental na cidade.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente em Camboriú:
07/06 – Rótula Braço/Macacos – 13h às 18h
– Blitz informativa ambiental
– Coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha usado
– Orientações sobre fiscalização e crime ambiental com atendimento à comunidade
– Apresentação do Projeto Produtor de Águas
– Distribuição de mudas
08/06 – Praça em frente ao CAIC – 13h às 18h
– Blitz informativa ambiental
– Coleta de Lixo eletrônico e óleo de cozinha usado
– Orientações sobre fiscalização e crime ambiental com atendimento à comunidade
– Orientações sobre saúde e bem estar animal
09/06 – Auditório da Prefeitura – 18h30min
– Palestra sobre Licenciamento Ambiental em Camboriú

Sair da versão mobile