• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praia de Laranjeiras recebe placa de própria para banho

O último relatório divulgado pela FATMA, do dia 24 de abril, registrou o menor nível da bactéria Escherichia coli do ano

Placa FATMA Praia de Laranjeiras 19 05 17 Foto Celso Peixoto 29 Copy
Divulgação

Considerada própria para banho desde março, a Praia de Laranjeiras recebeu nesta sexta-feira, 19, a placa informativa confirmando a qualidade da água. Os índices satisfatórios permanecem após as ações de fiscalização e lacre de 20 esgotos clandestinos em Laranjeiras, realizadas pela Prefeitura de Balneário Camboriú desde o início do ano.

Assim como em Laranjeiras, vamos tratar com responsabilidade a questão da balneabilidade no Município. Já estamos com estudos e projetos para melhorar a balneabilidade das praias e a qualidade da água dos rios e mananciais. Esse é o nosso compromisso” destaca o prefeito Fabrício Oliveira.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O último relatório divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA), do dia 24 de abril, registrou o menor nível da bactéria Escherichia coli do ano, 20 por 100ml. A cada coleta e análise feita após as ações, foi constatada uma melhora significativa na qualidade da água. Na época, o nível de bactérias chegou a registrar 24196 por 100ml. O próximo passo é fazer a conexão da rede de esgoto de Laranjeiras à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Bairro Nova Esperança, para manter definitivamente o local despoluído e próprio para banho.

De acordo com o consultor da Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA), Cesar Arenhart, o projeto da obra e as diretrizes já estão definidos. “A rede já existente passará por uma revisão e, se necessário, complementação para que o esgoto de Laranjeiras seja levado a ETE da Nova Esperança“.

O diretor da EMASA, Carlos Hackee, disse que o início das obras deve ser definido após um acordo ambiental entre a Prefeitura de Balneário Camboriú e Ministério Público de Santa Catarina. Uma reunião irá acontecer na próxima semana. A previsão é que as obras na rede de esgoto iniciem em junho e sejam finalizadas até o final do ano.

O secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd, afirma que a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) prestará todo o apoio necessário à EMASA, para garantir que as obras sejam concluídas dentro do prazo estipulado. “Estamos satisfeitos com a instalação da placa em Laranjeiras, mas queremos que o problema seja totalmente solucionado. Por isso, nos manteremos em constante vigilância para manter esses índices“, conclui Gevaerd.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbientePraia de Laranjeiras recebe placa de própria para banho
PUBLICIDADE

Últimas notícias