• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Evento une BC e Camboriú para Pacto pelo Rio Camboriú

Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú será realizado na próxima quarta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Inscrição é gratuita

rio camboriu
Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Comitê do Rio Camboriú em parceria com as prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, Fundação CERTI, Udesc e Governo do Estado de Santa Catarina, promove o IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, com o tema Integração entre as cidades. O evento inicia às 13h30min, no Teatro Bruno Nitz, no centro de BC. A inscrição para participar é gratuita e pode ser feita online no site www.comitecamboriu.com.br.

O simpósio é promovido anualmente pelo Comitê, mas o tema deste ano foi idealizado em parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário e Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam). O presidente do Comitê Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel, explica que a decisão de promover o simpósio em conjunto com as gestões municipais tem como objetivo aproximar as ações das prefeituras da preservação das águas e do “plano diretor” do Rio Camboriú e Bacias Contíguas – o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“O Plano de Recursos Hídricos é um instrumento que identifica o ‘rio que temos hoje’, e a partir deste cenário projeta ações para o futuro que vão levar ao ‘rio que queremos’”, explica Schwingel. A presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, ressalta a importância de viabilizar essa integração. “Considerando que o Rio Camboriú abastece as duas cidades, há a necessidade de quebrar essa barreira meramente territorial, afinal o caminho das águas não faz essa divisão”, observa.

Liara conta que o simpósio vai apresentar o diagnóstico e situação atual do Rio Camboriú, principalmente nas questões da poluição e abastecimento. Além disso, serão explanadas as ações do Poder Público relacionadas aos recursos hídricos. Ela destaca a assinatura do pacto intermunicipal, que firma o compromisso entre os prefeitos das duas cidades em realizar as ações integradas pelo Rio Camboriú.

“Um dos projetos que Camboriú irá ampliar a sua participação será no Programa Produtor de Água, que visa estimular a política de pagamento por serviços ambientais voltados à proteção hídrica. Isso reflete futuramente na questão da qualidade e quantidade de água nos dois municípios”, detalha Liara.

O prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, reforça o apoio da Prefeitura nas ações em prol do Rio Camboriú. “Acreditamos em um rio com sustentabilidade, com um programa de trabalho especifico para despoluição, no cuidado com as nascentes e afluentes. No que depender da prefeitura de Camboriú, vamos dar todo o suporte para que as ações sejam desenvolvidas. O nosso futuro depende dessa atitude”, afirma.

Serviço
O quê: IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú
Quando: 22 de março (quarta-feira)
Onde: Teatro Bruno Nitz, Rua 300, nº 50, no centro de Balneário Camboriú
Horário: 13h30mins às 18 horas
Quanto: Entrada gratuita (Inscrição online pelo www.comitecamboriu.com.br)

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteEvento une BC e Camboriú para Pacto pelo Rio Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias