• O portal de notícias de Balneário Camboriú

BC já desenvolve estratégia para conservação e revitalização do Rio Camboriú

A ideia visa a implantação de parques fluviais, espaços verdes, estruturas e equipamentos de recreação, educação, esporte, turismo e lazer

Rio Camboriú 27 03 17 Foto Celso Peixoto 2 Copy
Divulgação

Na última semana foi assinado o pacto histórico entre Balneário Camboriú e Camboriú, em prol do principal rio que banha os municípios: o Rio Camboriú. Com objetivo de contribuir para a conservação, revitalização e ordenamento sustentável do Rio Camboriú, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú (Semam) já desenvolve a chamada Estratégia Paisagística, Ambiental e de Lazer.

A ideia visa a implantação de parques fluviais, espaços verdes, estruturas e equipamentos de recreação, educação, esporte, turismo e lazer. A estratégia promove a recuperação da qualidade ambiental e paisagística do Rio Camboriú, e contribui para o desenvolvimento territorial e de atividades da economia verde. Além disso, permite a criação de novas oportunidades de trabalho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O desafio dessa estratégia é fazer com que o Município e o cidadão se voltem para o Rio Camboriú, conhecendo-o, conservando e respeitando”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Gevaerd. Neste mês, uma visita técnica foi realizada no Rio Camboriú, onde foram observadas as belezas escondidas do rio. “Sem dúvida sua paisagem é exuberante e propícia para a prática de atividades turísticas, esportivas e de lazer. Mas pudemos observar também o atual estágio de degradação que o rio vem sofrendo diariamente, seja pelos milhares de m³ de esgoto que nele são despejados diariamente ou pelas ocupações irregulares e desordenadas que aumentam a cada dia“, destacou o secretário, acrescentando que a estratégia que pretendem construir visa apresentar soluções para enfrentar com responsabilidade os problemas detectados.

Estas soluções já possuem diretrizes, que incluem a produção e desenvolvimento do Plano Master de Organização Físico Territorial para o rio e seu entorno imediado (margens e calha). Este plano tem como objetivo principal a proposição de rumos que orientem a recuperação de sua biodiversidade e paisagem natural, para dar início a um planejamento de seu território de abrangência de forma ordenada e sistêmica. Novas visitas técnicas ao Rio Camboriú serão agendadas em breve.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBC já desenvolve estratégia para conservação e revitalização do Rio Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias