• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Espaço Rural Panaceia composta mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos

Atualmente, em Balneário Camboriú, apenas o supermercado Meschke atua de acordo com a recomendação do Ministério Público Estadual

Espaço é o único da região regularizado para efetuar o serviço.
Espaço é o único da região regularizado para efetuar o serviço.

O Espaço Rural Panaceia já compostou mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos nos últimos seis meses. Único local da região legalmente autorizado a dar a destinação adequada aos resíduos orgânicos, o Panaceia atende desde outubro do ano passado os supermercados Meschke, recolhendo o material orgânico que é descartado pelo estabelecimento, e transformando em um adubo rico em nutrientes, que pode ser utilizado em hortas e adubações orgânicas.

A atividade atende ao Plano de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS), que é de responsabilidade de todos os grandes geradores, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. Atualmente, em Balneário Camboriú, apenas o supermercado Meschke atua de acordo com a recomendação do Ministério Público Estadual, encaminhando o material orgânico para a destinação adequada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o engenheiro ambiental responsável pelo Espaço Panaceia, Fábio Vaccaro de Carvalho, as leis estaduais estabelecem que nada que possa ser reutilizado deve ser encaminhado ao aterro sanitário, somente os rejeitos. No entanto, falta sensibilização da população, para que os resíduos deixem de se tornar acúmulo de lixo no meio ambiente.

“Nossa proposta é levar à sensibilização, visando um gerenciamento adequado, a fim de alcançar o lixo zero”, frisou, relatando que existe atuações em conjunto com uma ONG local, a fim de fortalecer a gestão comunitária dos resíduos orgânicos e a formação de hortas urbanas, através do coletivo Compostart.

O Espaço Panaceia é regularizado para gerenciar até 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês e está localizado no interior de Camboriú. O objetivo é atender os demais estabelecimentos que já possuem o PGRS, mas que ainda não estão cumprindo a determinação do Ministério Público.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteEspaço Rural Panaceia composta mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos
PUBLICIDADE

Últimas notícias