• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto desenvolvido em Taquaras é selecionado para bolsa de estudos na Irlanda

A supervisora Mariangela Viola, autora do projeto, foi classificada para um curso de aperfeiçoamento na Irlanda

Aproximar a comunidade da escola; trazendo o dia a dia, os hábitos e sua cultura para dentro da unidade escolar. Essa é uma das práticas que norteiam as ações desenvolvidas no Centro Educacional Municipal Taquaras, de Balneário Camboriú; e também o foco do projeto desenvolvido na Escola, que resultou na classificação da supervisora Mariangela Viola, autora do projeto, para um curso de aperfeiçoamento na Irlanda. Competindo entre 20 outros projetos brasileiros, o que “traz o diálogo entre comunidade e escola”, foi selecionado como representante de Santa Catarina. Mariangela segue para irlanda em 1 de agosto, onde permanecerá em curso, por um ano.

Mariangela fala com entusiasmo do projeto que envolve os alunos com a cultura local. “A ideia desse projeto surgiu de um dos nossos alunos que é filho e neto de pescadores. Ele nos incentivou a ir visitar o rancho dos pescadores, onde as crianças puderam conversar e conhecer na prática o dia a dia desses profissionais que atuam na pesca artesanal, principal atividade do bairro”, informa a Supervisora. E foram muitas horas de conversa, muitos dias de visitas e muita experiência repassada aos estudantes por esses profissionais que ajudaram a escrever a história do Município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mariangela ressalta que o projeto não encerra com a sua viagem, ao contrário. “Esse projeto que escrevi, ainda não foi aplicado na íntegra na escola. O acordo da bolsa é voltarmos para o Brasil, aplicarmos nosso projeto com o aprendizado que tivemos nesse ano fora”, diz ela admitindo que o projeto pode sofrer alterações após esse ano de estudo, mas sua essencia permanecerá. “A prática educacional de trazer a comunidade para dentro da escola é aplicada em todas as nossas ações pedagógicas. Essa é uma forma das famílias acompanharem nossas ações, delas tonarem-se agentes participativos das atividades escolares. O lema da nossa escola é “Educar para a vida” então é fundamental essa integração, para que nossos alunos possam aplicar os ensinamentos da escola na vida real, fazendo coro com toda a comunidade”, enfatiza a gestora de Taquaras, Saly Amaral.

A bolsa conquistada pela supervisora Mariangela Viola é para um curso de aperfeiçoamento, na Universidade Mary Immaculate College, Escola em Limerick, Irlanda. Na programação, entre outros ítens, aulas de Língua Inglesa; Suporte profissional e desenvolvimento de professores; questões nacionais e internacionais na educação e as implicações para a liderança escolar e tutoria; princípios e práticas de realização de pesquisa educacional no campo da liderança e tutoria; Ensino, Aprendizagem e Tutoria; Liderança, aprendizagem e o ensino através da auto-avaliação da escola; Liderança e Desenvolvimento de Portfólio de Gestão; e Psicologia aplicada aos contextos educacionais.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoProjeto desenvolvido em Taquaras é selecionado para bolsa de estudos na Irlanda
PUBLICIDADE

Últimas notícias