Plataforma Digital nas Escolas recebe o título “Projeto inovador 2019”

A solenidade ocorreu na semana passada, 18 de julho, na Associação Empresarial de Indaial

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Jogaderia resgata cultura dos jogos de tabuleiro no Balneário Shopping neste final de semana

Evento especial objetiva conectar as pessoas e proporcionar experiências com jogos longe das telas eletrônicas

Valorizar iniciativas de gestões que buscam técnicas ou ferramentas inéditas e que geram resultados positivos para a gestão pública e comunidade. Esse é o principal objetivo do título “Projeto Inovador 2019”, concedido pela Rede Cidade Digital e entregue à Balneário Camboriú durante o III Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí. A solenidade ocorreu na semana passada, 18 de julho, na Associação Empresarial de Indaial, quando a Coordenadora de Oficinas Complementares, Nilzete Teixeira recebeu a premiação, representando a secretária de Educação, Rosângela Percegona Borba.

As implantações do Diário On Line para os professores e da Plataforma GOOGLE for Education foram os principais elementos motivacionais para o destaque do Município. Soma-se a isso a criação do sistema para matrículas online no Centro Integrado de Educação Pública – CIEP Rodesindo Pavan e no Centro Educacional Municipal Vereador Santa que, também de forma inédita, alcançou resultados positivos à municipalidade e à população, que enfrentava filas enormes para o ato de matrícula, em anos anteriores. “Hoje os pais acessam, por meio do portal da Prefeitura nas áreas disponibilizadas, e abrem, via celular tablets ou computadores, de forma simples, segura e transparente, a ficha de inscrição. Eliminando em 100% as filas nessas unidades escolares” pontua o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Educação, Marcelo Barbare Guimarães.

O Sistema de Diário do professor Digital, um dos fatores revolucionários na Educação Municipal de Balneário Camboriú, modernizou e otimizou a forma e o registro das avaliações dos alunos, feitas pelo professor. O módulo desse sistema já estava disponível para o Município, mas só foi possível sua implantação definitiva após serem feitas melhorias internas das redes de internet das unidades escolares; com wifi de maior alcance. Nesse sistema os professores podem lançar notas, frequência dos estudantes, cronograma das aulas, trabalhos e recados. Os professores que possuírem tablets e smartphones podem utilizá-los para acessar o aplicativo do sistema e realizar a chamada de maneira on-line.

Outra novidade é que, através do aplicativo, o profissional pode lançar relatórios e também o conteúdo que foi trabalhado durante a aula e comentários sobre o comportamento dos alunos. Além da economia de papéis, organização e facilidade para acesso, outro benefício é que os pais dos alunos também poderão, em breve, acompanhar a evolução dos filhos por meio do Sistema.

Com o Google for Education, uma parceria com o Instituto Lemman ( revista Nova Escola) Balneário Camboriú saía novamente na frente, já que teria sido o único município da região a receber a doação de 129 chromebooks e 45 retroprojetores data show para a utilização dos professores. Para dar prosseguimento à implantação de mais esse sistema inédito, o Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria iniciou, no mês passado, a capacitação dos educadores para a utilização da ferramenta; além da criação de contas para todos os professores e alunos do 6º ao 9° ano. No treinamento os profissionais de informática demonstram as funcionalidades da ferramenta e explicam para os professores as maneiras de se fazer o planejamento das aulas por turma e postar materiais didáticos para a visualização dos alunos no sistema. Além disso, os pais dos alunos poderão receber avisos via e-mail das atividades realizadas em sala de aula.

Conforme a evolução dos professores na utilização da plataforma, tutoriais e manuais para o uso serão enviados para auxiliar na aprendizagem. “Tentamos mostrar um lado mais prático da informática e do uso dessas novas tecnologias para os professores poderem se atualizar nessa questão” conclui o Coordenador do DTI.

A integração da fila de espera para matrículas (Fila Única) da Educação Infantil no Sistema já usado como gerenciador escolar, também somou para o reconhecimento a Balneário Camboriú. “Todos os cadastros dos alunos foram revisados, auditados e transportados para um sistema mais moderno e integrado com o sistema geral. Com isso eliminamos qualquer tipo de erro que havia, imputando aos cadastros mais segurança e transparência nos dados informados”, registra Rosângela. “Esse título, somado a outros reconhecimentos que a Educação recebeu, nos incentiva e nos mostra que estamos no caminho certo; alcançando nosso objetivo maior, que é oferecer o melhor para nossos alunos”, finaliza a Secretária.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Clínica Beleti: reabilitação orofacial e estética

Conheça um pouco do que a reabilitação orofacial pode fazer por você
- Publicidade -