• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sistema online facilitou matrículas na Rede Municipal de Ensino de BC

Com o sucesso da matrícula online do 1º ano, a ação foi ampliada para a matrícula de alunos novos dos demais anos

Sistema online facilitou matrículas na Rede Municipal de Ensino
Celso Peixoto / Divulgação

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú inovou na forma de realizar as matrículas. Para 2019, as inscrições foram online nas duas escolas com maior procura de vagas: o CEM Vereador e o CIEP. A medida eliminou as filas de espera, principalmente para o 1º ano, que se formavam em frente às unidades escolares. Com o sucesso da matrícula online do 1º ano, a ação foi ampliada para a matrícula de alunos novos dos demais anos.

O sistema online foi pensado e executado pelos próprios profissionais da Secretaria de Educação, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), atendendo solicitação do prefeito, Fabrício Oliveira, para eliminar as filas de espera. A ideia é que ele seja utilizado não só nas duas unidades, mas também em todos os Centros Educacionais Municipais do município, futuramente. Para isso, a meta é que no próximo ano a própria plataforma do Sistema Educacional já tenha a opção de inscrições online.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“As inscrições realizadas neste ano foram de caráter paliativo, para que soubéssemos como a população reagiria a este tipo de tecnologia. Como a recepção foi boa, com processos mais ágeis e dinâmicos, no próximo ano o próprio Sistema Educacional da Rede deve contemplar as matrículas on-line, para que toda a Rede Municipal possa participar do processo”, disse o coordenador do DTI da SEDUC, Marcelo Barbare Guimarães.

As inscrições são realizadas através de formulários e planilhas do Google, que, ao final do período estabelecido, contabiliza o número de inscrições e registra a hora, o minuto e segundo em que cada inscrição foi feita. “Foi custo zero para o Município, conseguimos solucionar o problema das filas e agora já temos conhecimento do que precisa ser feito para aprimorar as matrículas online e ampliar para outras escolas”, finalizou Marcelo.

Para que tudo dê certo, é necessário que o responsável pela criança possua um endereço de e-mail, por onde será enviado o protocolo confirmando o ato de inscrição. Pode ser utilizado computador, tablet ou smartphone. As inscrições para vagas do 1° ano de ambas as escolas foram realizadas em novembro de 2018, de maneira online. O mesmo processo foi realizado nesta segunda-feira (04) para 1° a 5° ano no CIEP e 1° a 9° ano no CEM Vereador Santa. Os resultados já foram publicados no site da Prefeitura de Balneário Camboriú, e os pais/responsáveis pelos alunos deverão comparecer nas escolas, no horário indicado, para efetivar a matrícula. Veja aqui.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoSistema online facilitou matrículas na Rede Municipal de Ensino de BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias