Click Camboriú Notícias Educação Aumenta o número de atendimentos das psicólogas na rede municipal de Educação...

Aumenta o número de atendimentos das psicólogas na rede municipal de Educação de Camboriú

Pais e alunos das escolas municipais de Camboriú contam com apoio psicológico

Divulgação
psicologa
Divulgação

No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo. Os profissionais dessa área da Secretaria de Educação de Camboriú têm um motivo a mais para celebrar a data. No começo do ano letivo, a Secretaria iniciou o atendimento clínico psicológico para alunos da rede municipal. Atualmente, mais de 60 alunos estão em terapia. Ao todo, quase mil estudantes receberam algum procedimento só na área de psicologia no primeiro semestre.

A clínica funciona na sede da Secretaria, que fica Rua José Francisco Bernardes, n° 429, no Centro; na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Taboleiro e na Unidade de Saúde da Várzea do Ranchinho. Antes, o atendimento clínico psicológico era ofertado apenas pela Secretaria de Saúde.

O trabalho realizado pelas clínicas é amplo. Além das psicólogas, a rede conta ainda com sete profissionais de fonoaudiologia e sete psicopedagogas. Essas especialidades trabalham em conjunto e acompanham crianças com dificuldades de aprendizagem, linguagem, escrita e emocional. Uma equipe trabalha diretamente nas unidades de ensino avaliando os alunos e encaminhando, quando necessário, para outros profissionais especializados. Além disso, as psicólogas e fonoaudiólogas fazem palestras nas escolas sobre bullying e outros assuntos.

“Os professores em sala de aula também ajudam nesse processo de triagem, encaminhando os alunos para avaliação”, relata Vera Flores, coordenadora da Educação Inclusiva. O total de procedimentos e atendimentos realizados pelos especialistas no primeiro semestre chegou a quase cinco mil.

A terapia tem um papel muito importante no resgate da autonomia do aluno, pois ajuda para que ele consiga lidar melhor com as situações do seu dia a dia. A criança precisa estar bem estruturada para melhorar seu desempenho na escola e na vida.

De acordo com a Secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa, esse trabalho é muito importante pois anteriormente os alunos eram diagnosticados e encaminhados para a saúde, porém como o número de crianças era muito elevado, havia uma lista de espera bem longa. Com este novo formato, as crianças ficam bem menos tempo esperando um atendimento clínico, o que acelera o processo de tratamento dos nossos alunos e traz resultados muito positivos.

Sair da versão mobile