Click Camboriú Notícias Educação Cerimônia marca abertura dos Jogos de Integração de BC

Cerimônia marca abertura dos Jogos de Integração de BC

Ao todo, mais de 1300 crianças participarão dos jogos

Divulgação
Abertura Jogos Integração Foto Celso Peixoto 5
Divulgação

Uma cerimônia nesta sexta-feira, 20, no CEM Alfredo Domingos da Silva, com representantes dos Centros Municipais de Educação, Dona Lili, Estaleiro, Geovania de Almeida, Taquaras, Nova Esperança e Alfredo Domingos, marcou a abertura dos Jogos de Integração na Região Sul da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú.

Durante o evento, apresentações do Projeto Oficinas foram realizadas pela banda escolar dos anfitriões e também por um grupo de dança, que apresentou coreografias de hip hop. Cada escola levou sua bandeira e, ao final da cerimônia, a tocha dos jogos foi acesa por um dos alunos. Ao todo, mais de 1300 crianças participarão dos jogos.

Os Jogos de Integração contam com a participação de alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental e proporciona às crianças atividades não-competitivas que promovem o aprendizado e, como o próprio nome diz, a integração entre alunos de diferentes centros educacionais. “Esses alunos vão participar de jogos pré-desportivos que estarão relacionados a não-competição e integração. Teremos por exemplo, alunos do Bairro São Judas que estarão interagindo com os do Estaleiro, então esse processo também é de aprendizagem”, diz a secretária adjunta de educação Marilene Cardoso.

“Gosto muito dos jogos, porque a gente se diverte e aprende mais coisas”, diz a aluna do CEM Alfredo Domingos da Silva, Julia Martins de 9 anos. Milena Behling, de 10 anos, também aprova a prática de esportes. “O esporte faz bem para a saúde e nos faz sentirmos bem com o nosso corpo”, diz a estudante.

As atividades são diversas e interdisciplinares. “São brincadeiras em que estaremos trabalhando com atividades de pique-bandeira com regras especiais. Também faremos atividades relacionadas à geografia, onde os alunos têm que pegar peças representando diferentes estados brasileiros e juntá-las. Trabalharemos as musculaturas ampla e fina, além da parte pedagógica. Tudo isso dentro da Base Nacional Comum Curricular”, explica o coordenador de educação física da Secretaria de Educação, Julio Cezar Souza de Jesus.

Além dos jogos citados, os Jogos de Integração realizarão a iniciação ao atletismo (corrida e corrida com barreiras), canoagem com canoas de papelão, montagem de esquema corporal, onde os alunos juntam peças relacionadas ao corpo humano, e vôlei. Os jogos vão até sexta-feira, 27.

Sair da versão mobile