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Profissionais da Educação de Camboriú participam de formação continuada

Temas das palestras foram gestão das águas, sustentabilidade, administração de conflitos e neurociência na educação

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A Secretaria de Educação de Camboriú concluiu a formação continuada para profissionais da rede municipal de ensino nesta quarta-feira, dia 7. Palestras sobre sustentabilidade e instrumentos para administração de conflitos foram ministradas ao longo do dia no Salão Paroquial Cristo Rei, no Centro. A qualificação foi realizada também nos dias 5 e 6 de fevereiro.

“Percebemos o interesse e a participação de muitos profissionais da Educação de Camboriú durante toda a formação continuada. Nosso intuito era muni-los de novas informações para que possam direcionar esses conhecimentos na rotina de trabalho e nas ações que são realizadas no município”, aponta a secretária de Educação de Camboriú, Alecxandra Vitorassi Rosa.

Na segunda-feira, dia 5, foram abordados durante a formação assuntos como o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú; Programa Tatu de Educação Socioambiental, ligado à Fundação do Meio Ambiente (Fucam); projeto Produtor de Águas e Parque Inundável Multiuso. Além disso, palestras trataram a aplicação da neurociência na educação e o papel do professor no contexto da educação inclusiva. Já na terça-feira, dia 6, a qualificação discutiu a motivação e a autoestima no processo de aprendizagem.

Como administrar conflitos

“Devemos aceitar que os conflitos são naturais e bem-vindos”. Essa foi uma das orientações do professor Thérbio Felippe, da Unicesumar, para cerca de 200 servidores municipais de Camboriú durante palestra sobre administração de conflitos. Tentar ver o lado do outro; focar nos resultados, mesmo que os envolvidos tenham que ceder em algum momento; não se esconder atrás de desculpas; verbalizar os incômodos; entre outras orientações, também foram repassadas no encontro.

A supervisora do Centro de Educação Infantil (CEI) Odete Ramos Poltronieri, Daniela Pepe, acredita que a palestra ampliou o conhecimento e as formas de como lidar com conflitos do cotidiano escolar. “A formação serviu para reflexão das nossas ações diárias enquanto pessoas, profissionais e comunidade, sempre tentando resolver nossos conflitos de forma harmoniosa”, completa.

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