- PUBLICIDADE -

Prefeitura de Camboriú anuncia mudanças para o ano letivo

Matriz curricular teve alterações, como a inclusão de inglês para os anos iniciais, há mudanças também no horário de funcionamento dos CEIs

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191

Secretaria de Educação reforma espaço para recreação das crianças em CEI no Conde Vila Verde
Divulgação

O ano letivo de Centros de Educação Infantil e escola municipais de Camboriú vai iniciar com algumas mudanças. A Secretaria de Educação anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, alterações na grade curricular do Ensino Fundamental. Um dos pontos alterados é o tempo de cada aula, que passa de 45 para 56 minutos. A secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa, explica que a nova matriz está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro, à qual os municípios precisam se adaptar até 2020.

A nova matriz do Ensino Fundamental e o tempo de aula serão adotados a partir do dia 15 de fevereiro, data em que iniciam as aulas nas escolas municipais. A grade curricular dos anos iniciais e dos anos finais pode ser conferida abaixo. Uma das mudanças é a inclusão, de 1º a 5º anos, de ensino de inglês com duas aulas por semana.

A medida, explica ainda a secretária, vai reduzir o número de contratações de professores por contrato temporário. As alterações incluem também mudança de carga horária para algumas categorias profissionais da área e no horário de atendimento dos Centros de Educação Infantil. “As medidas foram estudadas, fizemos levantamentos comparativos com outros municípios e seguimos cumprindo a legislação vigente”, completa Alecxandra.

As alterações foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação e a secretária detalha que representam uma redução de cerca de 10% no total da folha de pagamento da Secretaria de Educação, medida necessária para que o Município cumpra os limites de gastos com pessoal.

Novo expediente para alguns cargos

Algumas categorias profissionais terão mudança de carga horária. Merendeiras, serventes, zeladores, auxiliares de cozinha e cozinheiras passam a cumprir 40 horas diárias, como estabelecido no concurso de contratação. O expediente diário passa de seis para oito horas. A secretária indica que estão sendo estudadas propostas de valorização destes servidores.

Mudança no horário de atendimento dos CEIs

Outro anúncio feito nesta quinta-feira é a mudança no horário de atendimento dos Centros de Educação Infantil, que passarão a funcionar das 7h30min às 18 horas a partir de março, com atendimento diário de 10 horas e 30 minutos. Durante o mês de fevereiro, o horário será mantido das 7h30min às 19 horas. “Tomamos essa decisão para que as famílias tenham um período de adaptação”, explica a secretária.

A Educação Infantil também teve mudanças na matriz curricular, com base nos cinco campos de experiências estabelecidos na nova BNCC – o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Matriz curricular semanal dos Anos Iniciais
Aulas de 56 minutos

4 aulas de Português
3 aulas de Matemática
2 aulas de Geografia
2 aulas de História
2 aulas de Ciências
2 aulas de Arte
2 aulas de Inglês
2 aulas de Educação Física
1 aula de Ensino Religioso

Matriz Curricular semanal dos Anos Finais
Aulas de 56 minutos

4 aulas de Português
4 aulas de Matemática
2 aulas de Geografia
2 aulas de História
2 aulas de Ciências
2 aulas de Inglês
2 aulas de Educação Física
1 aula de Arte
1 aula de Ensino Religioso


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.