• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura de Camboriú anuncia mudanças para o ano letivo

Matriz curricular teve alterações, como a inclusão de inglês para os anos iniciais, há mudanças também no horário de funcionamento dos CEIs

Secretaria de Educação reforma espaço para recreação das crianças em CEI no Conde Vila Verde
Divulgação

O ano letivo de Centros de Educação Infantil e escola municipais de Camboriú vai iniciar com algumas mudanças. A Secretaria de Educação anunciou nesta quinta-feira, dia 1º, alterações na grade curricular do Ensino Fundamental. Um dos pontos alterados é o tempo de cada aula, que passa de 45 para 56 minutos. A secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa, explica que a nova matriz está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em dezembro, à qual os municípios precisam se adaptar até 2020.

A nova matriz do Ensino Fundamental e o tempo de aula serão adotados a partir do dia 15 de fevereiro, data em que iniciam as aulas nas escolas municipais. A grade curricular dos anos iniciais e dos anos finais pode ser conferida abaixo. Uma das mudanças é a inclusão, de 1º a 5º anos, de ensino de inglês com duas aulas por semana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A medida, explica ainda a secretária, vai reduzir o número de contratações de professores por contrato temporário. As alterações incluem também mudança de carga horária para algumas categorias profissionais da área e no horário de atendimento dos Centros de Educação Infantil. “As medidas foram estudadas, fizemos levantamentos comparativos com outros municípios e seguimos cumprindo a legislação vigente”, completa Alecxandra.

As alterações foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação e a secretária detalha que representam uma redução de cerca de 10% no total da folha de pagamento da Secretaria de Educação, medida necessária para que o Município cumpra os limites de gastos com pessoal.

Novo expediente para alguns cargos

Algumas categorias profissionais terão mudança de carga horária. Merendeiras, serventes, zeladores, auxiliares de cozinha e cozinheiras passam a cumprir 40 horas diárias, como estabelecido no concurso de contratação. O expediente diário passa de seis para oito horas. A secretária indica que estão sendo estudadas propostas de valorização destes servidores.

Mudança no horário de atendimento dos CEIs

Outro anúncio feito nesta quinta-feira é a mudança no horário de atendimento dos Centros de Educação Infantil, que passarão a funcionar das 7h30min às 18 horas a partir de março, com atendimento diário de 10 horas e 30 minutos. Durante o mês de fevereiro, o horário será mantido das 7h30min às 19 horas. “Tomamos essa decisão para que as famílias tenham um período de adaptação”, explica a secretária.

A Educação Infantil também teve mudanças na matriz curricular, com base nos cinco campos de experiências estabelecidos na nova BNCC – o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Matriz curricular semanal dos Anos Iniciais
Aulas de 56 minutos

4 aulas de Português
3 aulas de Matemática
2 aulas de Geografia
2 aulas de História
2 aulas de Ciências
2 aulas de Arte
2 aulas de Inglês
2 aulas de Educação Física
1 aula de Ensino Religioso

Matriz Curricular semanal dos Anos Finais
Aulas de 56 minutos

4 aulas de Português
4 aulas de Matemática
2 aulas de Geografia
2 aulas de História
2 aulas de Ciências
2 aulas de Inglês
2 aulas de Educação Física
1 aula de Arte
1 aula de Ensino Religioso

Click CamboriúNotíciasEducaçãoPrefeitura de Camboriú anuncia mudanças para o ano letivo
PUBLICIDADE

Últimas notícias