• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria de Educação inicia trabalhos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Camboriú

Programa, realizado em todo país, visa alfabetizar crianças até os 8 anos de idade

Secretaria de Educação inicia trabalhos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Camboriú
Divulgação

A Secretaria de Educação de Camboriú realizou na noite de segunda-feira, dia 18, a abertura do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município. Durante o evento, realizado no auditório da escola Anita Bernardes Ganancini, foram abordadas as diretrizes e preceitos do programa. A solenidade reuniu professores, coordenadores e diretores das escolas municipais, além de representantes do Conselho Municipal de Educação. Uma aula inaugural sobre alfabetização e letramento foi ofertada aos presentes ao fim da solenidade.

O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa é um programa nacional que tem por objetivo alfabetizar crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. São princípios do PNAIC a execução de um ensino sistemático e problematizador, o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos logo nos anos iniciais, e a promoção de ludicidade e cuidado com as crianças durante a aprendizagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A coordenadora municipal do PNAIC, Paula Reis, comenta que a execução do Pacto em Camboriú tem um papel fundamental na formação do professor de alfabetização. “É por meio do professor que o aluno vai se encontrar e perceber o ser ativo que é durante o processo de alfabetização ou letramento. Acredito que tais formações continuadas refletem em cidadãos mais conscientes da importância do seu papel na sociedade”, enfatiza.

Para preparar os professores, do pré-escolar ao terceiro ano, será ofertada uma capacitação semanal com três formadoras – professoras efetivas de Camboriú, que participam de preparações mensais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os encontros serão semanais e realizados na sede da Secretaria de Educação.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoSecretaria de Educação inicia trabalhos do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade...
PUBLICIDADE

Últimas notícias