• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura divulga a chegada de novo curso do Senai em Camboriú

De terça a sexta-feira da semana que vem, moradores poderão se inscrever para formação em Modelagem e Costura Industrial do Vestuário

senai
Divulgação

A parceria entre a Prefeitura de Camboriú e o SENAI/SC trouxe mais um curso de capacitação para os moradores da cidade. A partir da terça-feira, dia 19, e até a sexta-feira, dia 22, será possível se inscrever para formação em Modelagem e Costura Industrial do Vestuário. As aulas serão ministradas numa unidade móvel do Senai, que já está estacionada na cidade, à espera da primeira turma, no bairro Tabuleiro. As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na rua Olga Bernardes Amorim, 127 – no centro. São 20 vagas disponíveis para essa primeira turma.

Maira Brandão, responsável pelas relações com o mercado no Senai da região, explica que o currículo do curso engloba três módulos: Modelagem, Costurabilidade e Qualidade, e Prática de Costura. “Os alunos vão aprender desde a parte de modelagem, que inclui anatomia, tabelas de medidas, elasticidade dos tecidos, marcação e técnicas de modelagem. No módulo Costurabilidade e Qualidade, entre outras coisas vão aprender sobre como a analisar os principais defeitos e classificar as costuras”, conta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O último módulo – Prática de Costura – é o mais longo: dura 100 horas do curso, que tem carga horária total de 200 horas. Segundo Maira, o objetivo é permitir que os estudantes dominem o uso das máquinas, tecidos, exercitem tipos de costura, compreendam todo o processo de costura e acabamentos. Para se inscrever, é preciso morar em Camboriú, ter a partir de 18 anos e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Quem tem filhos menores de idade, também precisa apresentar a certidão de nascimento dos mesmos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, a escolha do curso levou em consideração as necessidades do mercado de trabalho da cidade em termos de profissionais qualificados. “Já temos empresas na região que precisam de profissionais qualificados e outras duas indústrias do ramo têxtil estão se preparando para investir em Camboriú. Com esse conhecimento, abrir seu próprio negócio na área também será uma possibilidade para muitos alunos”, acredita.

O prefeito Elcio Rogério Kuhnen destaca a importância do incentivo à qualificação profissional para a chegada de novos investimentos do setor privado na cidade. “A formação das turmas que realizarem esse curso será muito importante porque a partir do momento em que uma empresa se estabelecer na cidade, teremos mão de obra qualificada. A qualificação dos profissionais é fundamental para que novas indústrias invistam na cidade”, reforça.

A pedido da Prefeitura de Camboriú, metade do custo de cada aluno será subsidiada pelo Senai. Maira Brandão explica que, com esse subsídio, o valor a ser pago pelos estudantes será de 8 vezes de R$ 157,80. A unidade móvel em que serão realizadas as aulas de Modelagem e Costura Industrial ficará estacionada até o final do curso no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida – rua Guaraparim, nº 304, no bairro Taboleiro. A previsão é que as aulas iniciem no dia 3 de outubro e devem terminar em março do ano que vem.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoPrefeitura divulga a chegada de novo curso do Senai em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias