• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é campeão em quatro categorias no Concurso Regional de Bandas e Fanfarras

Evento aconteceu em Gaspar, no Ginásio Poliesportivo da Bunge, neste sábado , 1º

FANFARRAS bc edited
Divulgação

Balneário Camboriú fez bonito no 31º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras que aconteceu em Gaspar, no Ginásio Poliesportivo da Bunge, neste sábado, 1º. Cinco escolas da Rede Municipal de Ensino participaram do encontro e garantiram o primeiro lugar nas quatro categorias que disputaram.

Na infantil, com alunos de até 15 anos de idade, o 1º lugar foi para o CEM Dona Lili que participou com 20 integrantes nas Bandas de Percussão e Mór Gabriela Ramos. A escola ainda ficou em 3º lugar na modalidade pelotão de bandeiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O CEM CAIC Ayton Senna da Silva, que participou com um total de 80 alunos, ficou em 1º lugar nas categorias infantojuvenil, até 18 anos, com apresentação da Banda de Percussão Simples e Rudimentar, nas modalidades percussão, mór, baliza e pelotão de bandeiras e juvenil, até 21 anos, e com a Banda de Percussão Melódica Especial com Palhetas, nas modalidades de percussão, especial palhetas, mór, baliza e pelotão de bandeiras. Nessa, instrumentos como saxofone, chimbal e outros fizeram parte da apresentação. Para o professor da banda, Alexsandro Rott Cutti, o mais importante é a participação dos alunos para adquirir experiências. “Desde o início o objetivo de ir para o campeonato não é o de vencer. A vitória é consequência de um ótimo trabalho”, destaca o professor que espera que Balneário Camboriú sedie o concurso estadual previsto para acontecer em setembro.

O CEM Vereador Santa ficou em 1º lugar na categoria Sênior, sem limitação de idade, com a apresentação da Banda de Percussão, com 35 integrantes, que ainda levou o troféu de melhor corpo coreográfico, sendo a única banda da cidade a possuir esta modalidade. A escola também faturou o troféu geral do concurso com a melhor soma das notas das Bandas de Percussão, julgadas separadamente das apresentações. “Para nós foi uma conquista porque concorremos com bandas que possuem uma estrutura maior de instrumentos. Uma verdadeira surpresa que foi merecida pelos alunos do Vereador Santa, que se apresentaram com muita concentração”, se orgulha o professor da banda, Edson Vilmar Nunes.

Na categoria juvenil o CEM Tomáz Francisco Garcia garantiu o 1º lugar com a Banda de Percussão Simples. A Escola ainda ficou como vice-campeã geral de percussão e com o 3º lugar para o pelotão de bandeiras. Participaram 40 alunos.

Já o CEM Professor Antônio Lúcio ficou em 3º lugar na categoria infantil, com a participação de 25 alunos, na apresentação da Banda Percussão Marcial com Lyra.

O CEM CAIC Ayton Senna da Silva ainda ganhou um troféu de participação especial para formação de um corpo coreográfico como forma de incentivar os alunos.

Entenda os tipos de Bandas Escolares:

Banda de Percussão – é formada pelos seguintes instrumentos: bombos, linha de surdos, prato a dois, linha de caixas, tenores e instrumentos de percussão sem altura definida. É obrigatória a utilização de, pelo menos, dois tipos destes instrumentos distintos.

Banda de Percussão Marcial – é formada pelos seguintes instrumentos: bombos, linha de surdos, linha de tambores, linha de pratos, linha de caixas, tenores, liras e instrumentos de percussão sem altura definida. É obrigatória a utilização de, pelo menos, três tipos destes instrumentos distintos.

Banda de Percussão com instrumentos melódicos simples – é formada pelos seguintes instrumentos: bombos, bombos sinfônicos, linha de tambores, linha de pratos, linha de caixas, tenores, instrumentos de percussão sem altura definida, tímpanos, marimbas, campanas tubulares, glockenspiel, família dos vibrafones, família dos xilofones, liras. Instrumentos melódicos, escaletas, flautas doces, pífaros, gaitas de fole, sendo obrigatória a utilização de, pelo menos, cinco tipos destes instrumentos distintos.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoBalneário Camboriú é campeão em quatro categorias no Concurso Regional de Bandas...
PUBLICIDADE

Últimas notícias