• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Jogos de Integração retomam brincadeiras de rua com as crianças da Rede Municipal de Ensino de BC

Os jogos que iniciaram na segunda-feira, 19 e seguem até esta sexta-feira, 23

Jogos da Integração 21 06 17 Foto Joilma Nunes 15
Divulgação

Pique bandeira, cabo de guerra, pular corda e queimada podem parecer brincadeiras do passado, mas são na verdade algumas modalidades praticadas nos “Jogos de Integração” entre as escolas da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú. Os jogos que iniciaram na segunda-feira, 19 e seguem até esta sexta-feira, 23, são para alunos do 1º ao 5º ano. Esta é a segunda etapa onde participam os CEMs Governador Ivo Silveira, Tomaz Francisco Garcia e CAIC Ayrton Senna da Silva.

Cada dia da semana foi destinado para um ano. Nesta quarta-feira, 21, os alunos do 3º ano das três escolas se encontraram no CEM Tomaz Francisco Garcia para desenvolver as atividades. Eles participaram de circuitos de queimada, cabo de guerra, vôlei e basquete adaptados e pula corda, com duração de aproximadamente 10 minutos cada modalidade.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O aluno Cauan Alfer, de 08 anos, do CEM CAIC Ayrton Senna, se divertiu com os circuitos e não esconde a felicidade por participar da integração. “Eu gosto muito, porque a gente se diverte, faz novos amigos e ganha bastante medalhas”, opina o pequeno. Já Heloisa Doro, de 09 anos, do CEM Governador Ivo Silveira, acha importante poder conhecer outra escola. “Acho legal vim para cá. São jogos que todos adoram”, fala sorridente a aluna.

Com o objetivo de oferecer integração entre rede municipal e as crianças, as atividades são desenvolvidas como forma de brincadeiras e não de competição. Elas saem do seu ambiente e se relacionam com outras turmas em escolas diferentes. “Funciona como um intercâmbio cultural entre as escolas. Não é uma contra a outra, mas todas juntas. É uma competição de todos, onde os alunos se encontram para realizar atividades que hoje não são comuns pelo uso do computador, internet e jogos eletrônicos”, destaca o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação e organizador do evento, professor Júlio Cezar Souza de Jesus.

No total 1180 crianças participarão dos jogos em período matutino e vespertino. Ao final todas ganham medalhas como forma de incentivo. O coordenador explica que o importante nessa fase é despertar o interesse pelas atividades com prazer, estimular a brincadeira e não a competição para que todas as crianças saiam felizes das atividades.

O jogos, que são pré-desportivos consistem em adaptar esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais nos participantes. Entre as modalidades estão ainda os jogos de estafeta, que são atividades fáceis de se organizar por utilizar materiais que a escola dispõe, desenvolvendo a percepção de sequência, concentração e organização dos alunos.

Os Jogos de Integração foram realizadas nos dois primeiros dias no Ginásio de Esportes Governador Irineu Bornhausen, entre alunos do 4º e 5º ano. Na quinta-feira, 22, acontecerão no CEM Governador Ivo Silveira para alunos do 2º ano e na sexta-feira, 23, no CAIC Ayrton Senna da Silva, para alunos do 1º ano. Ambos nos períodos da manhã e da tarde. Esta integração acontece ao longo do ano com escolas de todo o município separadas por bairros e regiões.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoJogos de Integração retomam brincadeiras de rua com as crianças da Rede...
PUBLICIDADE

Últimas notícias