Click Camboriú Notícias Educação Turma do NEI Sonho de Criança tem aulas com professora bilíngue por...

Turma do NEI Sonho de Criança tem aulas com professora bilíngue por meio de músicas e brincadeiras

A diversidade cultural e oferece às crianças a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos não apenas na língua nativa

Divulgação
NEI SONHO DE CRIANÇA DIVULGAÇÃO 5
Divulgação

Concentração é a palavra-chave que tem mudado as aulas da turma Maternal I A, do Núcleo de Educação Infantil Sonho de Criança, em Balneário Camboriú. Com a implantação do Projeto “Brincadeiras e Músicas” que ensina de forma lúdica uma outra língua, no caso o inglês, as crianças passaram a se concentrar mais em todas as atividades do Núcleo. O projeto busca fazer um resgate de todas as palavras que elas já sabem em português e traduzir para o inglês.

As interações, que começaram no início do ano, acontecem uma vez por mês, durante uma semana com uma professora bilíngue. A diversidade cultural e oferece às crianças, que têm de dois a três anos de idade, a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos não apenas na língua nativa. As músicas e brincadeiras são passadas primeiro em português e depois em inglês de acordo com a realidade infantil. Os temas abordados como cores primárias, formas geométricas, números através do calendário, relações familiares, animais de estimação e corpo humano são inseridos por estas atividades prazerosas, o que amplia os canais de comunicação dos pequenos.

“As crianças entendem que é uma atividade diferente e conseguem parar e prestar atenção. No início elas ficavam aproximadamente 10 minutos concentradas em uma atividade. Agora, cheguei até a contar, e esse tempo passou para 40 minutos”, contou a professora Leda Maria Simon, idealizadora do projeto. Ela realizou um curso na Universidade de Oxford, na Inglaterra capacitando-se para as aulas bilíngues. De acordo com Leda, as crianças apresentam melhor desempenho em todas as tarefas que exigem atenção, rapidez, memória, capacidade analítica e flexibilidade de ideias.

Na menor infância a criança tem maior facilidade em codificar e entender uma nova língua, podendo assim fixar esses conhecimentos na memória e levar para vida adulta. A professora explica que além da concentração, as crianças melhoraram a pronuncia em português de forma espontânea. O uso do inglês agregou ainda outros benefícios como a antecipação da consciência metalinguística, ou seja, eles percebem que um objeto pode ser representado por palavras diferentes e antecipa o pensamento cognitivo, o que acelera o desenvolvimento da lógica na criança.

Além do trabalho em sala, a professora de educação física, Patricia dos Santos, recém-chegada da Europa, está aplicando atividades com obstáculos e termos em inglês com todos os alunos, fazendo uma extensão do trabalho do projeto.

Sair da versão mobile