Click Camboriú Notícias Educação Alunos da rede municipal usam robô para aprender de forma lúdica em...

Alunos da rede municipal usam robô para aprender de forma lúdica em Balneário Camboriú

Cidade é a primeira do país a adotar o uso de brinquedos de programar de forma sistemática na Educação Infantil

Foto: Sabrina Klann
robô
Foto: Sabrina Klann

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou na última quinta-feira (25) a primeira entrega do brinquedo Robô Programável Educacional (Rope) para a rede municipal de Balneário Camboriú.

“O brinquedo possibilita que as crianças realizem atividades lúdicas que trabalham a resolução de problemas, o conceito de número, as estimativas, a lateralidade e outros conceitos fundamentais nesta fase do desenvolvimento infantil”, explica André Raabe pesquisador da Univali e coordenador geral do projeto.

O brinquedo tem a aparência de um robô simpático que pode ser programado pela criança apenas pressionando botões. Junto com os brinquedos, foram entregues materiais de apoio à sua utilização. Também foram realizadas seções de formação dos professores para melhor uso da inovação junto às crianças.

A concepção e produção deles é resultado de um esforço continuado de pesquisa da Univali que contou com pesquisadores do Mestrado e Doutorado de Educação trabalhando em conjunto com pesquisadores do Mestrado de Computação Aplicada e dos cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Design.

O projeto foi evoluindo gradativamente considerando simultaneamente as necessidades e potenciais de desenvolvimento da criança e os desafios de eletrônica, engenharia e design para sua produção à um baixo custo.

“O Rope é resultado de mais de três anos de pesquisas que receberam, inclusive, a chancela da Sociedade Brasileira de Computação como projeto altamente inovador e de potencial impacto social”, comenta Raabe.

A iniciativa foi viabilizada com apoio do Ministério Público de Balneário Camboriú e realizado por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali.

Em Balneário Camboriú, a Secretaria Municipal de Educação, mobilizou sua equipe para viabilizar que as crianças dos núcleos de educação infantil possam estar em contato com estas inovações e após esta primeira entrega, mais dez núcleos serão atendidos ainda em 2017.

Com isso, a cidade é a primeira do país a adotar o uso de brinquedos de programar de forma sistemática na Educação Infantil.

Sair da versão mobile