• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Escolas de BC criam cronograma de atividades em combate ao jogo Baleia Azul

Diversas ações de valorização à vida envolvendo alunos, pais e toda a equipe escolar foram programadas e já começaram a acontecer

CEM TAQUARAS 2
Divulgação

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú estão engajadas para combater o jogo Baleia Azul na cidade. Diversas ações de valorização à vida foram programadas e já começaram a acontecer, envolvendo alunos, pais e toda a equipe escolar.

Nesta segunda-feira, 24, os estudantes do 6º e do 7º ano do CEM Giovania de Almeida, no Estaleirinho, começaram a assistir a série espanhola “Pulseiras Vermelhas”. A série aborda a luta pela vida de pacientes jovens, que estão internados em um hospital pelas mais diversas doenças e faz uma reflexão sobre a valorização da vida.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

É uma série com uma linguagem bastante jovem. Ontem assistimos o primeiro episódio e depois conversamos bastante, sobre o que eles assistiram e sobre o jogo Baleia Azul, fazendo essa reflexão de que muitos jovens estão lutando pela vida, enquanto outros podem destruí-la” contou a gestora, Regina Delduque. O jogo também criou curiosidade nos alunos do 1º ano, onde um trabalho diferente foi feito. “Eles têm apenas seis anos, mas disseram que estavam com medo da baleia azul. Então a professora fez um trabalho lúdico mostrando a baleia, que é um animal lindo e que representa o bem, e falando sobre os cuidados que temos que ter com a internet, com desconhecidos e sobre valores de amizade e vida”, contou Regina. Os alunos também estão construindo os 50 desafios pela vida, e a partir da próxima semana irão começar a trabalhar com esses desafios do bem.

Já no CEM Taquaras, a partir desta quarta-feira, 26, os estudantes irão elaborar os “50 desafios da Tainha do Amor”. O nome do desafio foi sugerido pelos alunos, em homenagem à pesca da tainha que começa na próxima segunda-feira, 1. Os primeiros 10 desafios serão lançados amanhã e até o final da próxima semana todos devem ter sido elaborados e será feita uma cartilha para que os desafios sejam trabalhados com os 170 alunos da escola. “Já tivemos uma conversa inicial com os alunos do 9º ano e a estudante Isadora Berlim comentou que os jovens não podem se isolar do mundo virtual, precisam aprender a lidar com o que é ruim e saber dizer não. Concordamos com ela, por isso nossa abordagem será para alertar sobre os riscos que a internet pode oferecer e trabalhar com valores de vida, família, amizade dentre outros” conta a gestora Saly Amaral.

Medidas de prevenção contra a violência e de valorização da vida já fazem parte da rotina dos alunos do CEM Iate Clube. Eles participam do projeto “Agente da Paz”, onde cada uma das 14 turmas da escola recebem temas como Gratidão, Paciência, Solidariedade, Bondade, Companheirismo, dentre outros. Esses temas são trabalhados com os alunos, de diferentes formas, durante todo o ano letivo. “De forma interdisciplinar trabalhamos o ano inteiro com esses valores com os alunos, e tem sido uma ferramenta de sucesso para fomentar o respeito com eles e com o próximo” contou a gestora Ruth Cordeiro de Melo Braga Batschauer. A escola também agendou para a próxima sexta-feira, 28, às 19h, palestra para os pais com a “Ronda Escolar” da Guarda Municipal.

No CEM Antônio Lúcio também já começaram a ser feitas atividades pela equipe de Orientação e Supervisão Educacional, abordando o que é o jogo e como afastar os alunos dele e os profissionais da escola serão orientados sobre como identificar os alunos e que precisam de ajuda, como atender esses estudantes e de que forma instruir as famílias.

No CEM Presidente Médici haverá conscientização sobre o jogo Baleia Azul, Depressão e Bullying com a Orientadora Educacional, Ronda Escolar e palestrante no dia 03 de maior (quarta-feira). Além disso, os alunos começaram a formular os “50 Desafios para uma Vida Melhor”.

Esses são apenas alguns exemplos do que as escolas da Rede Municipal estão fazendo para alertar os alunos e os pais, não apenas com relação ao jogo Baleia Azul, mas sobre tudo que coloca os jovens em situação de risco e vulnerabilidade na internet”, finalizou a secretária de Educação, Denize Leite.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoEscolas de BC criam cronograma de atividades em combate ao jogo Baleia...
PUBLICIDADE

Últimas notícias