• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Sede definitiva do Câmpus Itajaí do IFSC será inaugurada nesta sexta-feira

A solenidade será aberta ao público, com entrada gratuita

ifscA sede definitiva do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será inaugurada nesta sexta-feira, dia 19 de junho, às 19h30.

A solenidade será aberta ao público, com entrada gratuita. O Câmpus Itajaí fica localizado na Av. Vereador Abrahão João Francisco, 3899, no bairro Ressacada, ao lado da Câmara de Vereadores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, este será um momento de muita emoção, devido ao desafio dessa obra, que ficou parada por muito tempo. “Brigamos muito para ter o direito de construir esse câmpus, de finalizar essa obra.

Como disse para o juiz nas muitas vezes que fomos na Justiça Federal, uma empresa não pode ganhar de uma escola”, desabafa a reitora, que também afirma que este será o início de uma nova fase para o desenvolvimento da região. “Itajaí merece um câmpus forte e atuante para mudar a realidade social da região. Estamos comprometidos com essa transformação”, completa.

O diretor-geral do Câmpus Itajaí, Carlos Alberto Souza, comemora essa nova fase do câmpus. “Agora temos muito mais espaço, com laboratórios mais equipados e condições de oferecer uma educação ainda melhor aos nossos alunos”, afirma.

Durante a inauguração, o câmpus estará aberto à visitação. “Teremos alunos e servidores guiando os visitantes pelo câmpus e pelos laboratórios.

Nosso objetivo é que a comunidade de Itajaí e região conheça o IFSC, saiba das potencialidades desse câmpus e faça parte”, conclui Carlos.

Entenda o caso

Em 2008, foi lançado o edital de concorrência para a construção do então Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SC).

A empresa contratada, a Construtora Costa Azul, não cumpriu o prazo de entrega da obra, o que gerou a aplicação de uma multa no valor de R$ 580 mil, prevista no contrato. A construtora então entrou na Justiça contra o IFSC, pedindo a suspensão da aplicação da multa.

Com a obra paralisada desde novembro de 2010, o IFSC tentou lançar uma licitação em maio de 2012, a fim de contratar outra empresa para concluir a obra.

No entanto, a Construtora Costa Azul requereu e obteve uma liminar que impedia a contratação de uma nova empresa. Em setembro de 2013, uma decisão judicial suspendeu essa liminar, possibilitando que o IFSC lançasse uma nova licitação para dar continuidade à obra.

Em novembro de 2013 a licitação é publicada, tendo como vencedora a empresa Concretil Construções Ltda. No dia 20 de março de 2014, foi assinado o contrato para conclusão da obra, entregue em maio de 2015.

Sobre o Câmpus Itajaí

O Câmpus Itajaí funcionou provisoriamente, desde 2010, em um prédio alugado na rua Tijucas, no centro da cidade, onde atendia cerca de 400 alunos por semestre.

No início de 2014, as estruturas do curso de Eletroeletrônica foram transferidas para outro prédio alugado, na avenida Marcos Konder. Atualmente, oferta os cursos técnicos em Aquicultura, em Eletroeletrônica, em Mecânica e em Pesca, além de cursos de qualificação, inclusive por meio do Pronatec.

Oferece também o curso de especialização em Ciências Marinhas aplicadas ao Ensino. No segundo semestre de 2015, terá início o primeiro curso de graduação do câmpus: Engenharia Elétrica.

A sede definitiva do Câmpus Itajaí é formada por três blocos de três andares (térreo, 1º e 2º andares), totalizando cerca de 6 mil m² de área construída. Conta com salas de aula, laboratórios, biblioteca, salas administrativas, auditório e cantina.

A estrutura também inclui duas portarias de acesso (uma para carros e outra para pedestres), estacionamento e bicicletário. O Câmpus Itajaí terá agora capacidade para atender até 1.200 alunos.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoSede definitiva do Câmpus Itajaí do IFSC será inaugurada nesta sexta-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias