Está em fase de desenvolvimento no Núcleo de Tecnologia Assistivas da Faculdade Avantis uma suíte de jogos que promete revolucionar a alfabetização de crianças e adolescentes surdos. De acordo com o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Avantis, Thiago Luiz Berlim, a proposta do projeto é oferecer diversos jogos para aplicativos móveis multiplataformas, ou seja, que funcionam em diversos sistemas operacionais.
A primeira fase do projeto será entregue ainda neste ano e beneficiará 16 alunos surdos, com idade entre seis e 16 anos, que frequentam o Centro Municipal de Educação Alternativa (Cemespi), de Itajaí. Já a versão final, tem prazo para conclusão para o fim do próximo ano. “Esses primeiros são jogos mais simples e vão servir para fazermos todas as adaptações necessárias, sendo baseados em jogos já conhecidos. Haverá uma versão do Jogo do Milhão, outro similar ao Jogo da Memória e também estamos adaptando jogos que eles usam lá no Cemespi hoje”, esclarece.
Os jogos são destinados para tablets, inclusive poderão ser baixados e utilizados fora do Cemespi, já que serão auto-instrutivos. Além disso, vão contar ainda com a linguagem dos sinais, ajudando na compreensão dos alunos. E para dar ainda mais interação aos jogos, foi desenvolvido o personagem “Kauê”, que é um menino surdo e aviador. Ele estará presente em todos os jogos e levará os jogadores para inúmeras aventuras.
A diretora do Cemespi, Giseli Cardoso Müller, afirma que os jogos darão um novo “gás” para as aulas e por isso, todos estão ansiosos. “Hoje em dia, com toda a tecnologia disponível, a sala de aula com os recursos disponíveis acabam sendo desinteressantes. Os jogos vão facilitar muito o nosso trabalho”, comenta, ao observar que este é o primeiro recurso tecnológico que a entidades disponibilizará com foco na alfabetização das crianças surdas.
O Núcleo
A suíte de jogos é fruto de uma importante conquista da Faculdade Avantis. A ideia inicial veio de um Trabalho de Conclusão de Curso de Sistemas de Informação, que submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), obteve aprovação e financiamento, não só para a sua realização, mas para a criação do Núcleo de Tecnologias Assistivas. O principal objetivo do espaço é desenvolver soluções para portadores de necessidades especiais e possibilitar aos alunos da Avantis a inserção nessa crescente área, através da pesquisa e do desenvolvimento de soluções inovadoras.
Entre os outros projetos que já estão dando seus primeiros passos no espaço, está o uso de jogos de Kinect para combater a obesidade infantil e outro voltado para o tratamento de hipertensão. “Usar a tecnologia com esse objetivo é uma crescente no mundo e há muito investimento nesse sentido. Além de atrair cada vez mais os olhares dos alunos e pesquisadores”, conclui Thiago.