• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Porto de Itajaí recebe novo desembarque de veículos importados

Navio de bandeira japonesa atracou na sexta-feira, 21, desembarcando 1286 veículos da GM

Na sexta-feira, 21.jun.2019, o berço 3 do Porto de Itajaí recebeu através do sistema de operações Roll On Roll Off, mais uma atracação de veículos importados da General Motors (GM).

O navio de bandeira japonesa – MICHIGAN HIGHWAY, de 200 metros de comprimento por 33 de boca (largura), que pertence ao Armador K-Line, trouxe a bordo 1286 veículos dos modelos Tracker (449) e Equinox (837) totalizando2.010.717 quilos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A embarcação partiu do Porto de Altamira (México), e, em seu trajeto fez escala no Porto de Cartagena, terminal marítimo da Colômbia, onde foram embarcados os veículos. Já no Porto de Itajaí, sua atracação ocorreu no berço 03 (porto público), às 00:50 da madrugada de sexta-feira. Suas operações iniciaram ainda na madrugada por volta de 01:30 horas e encerraram às 13:00 horas. Sua desatracação aconteceu às 15:30 horas seguindo roteiro marítimo para o Porto de Paranaguá, litoral do Paraná -PR.

Com este desembarque do dia 21, agora o número de atracações chega a 22 em pouco mais de um ano de operações. A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY.

O somatório atual com a vigésima segunda atracação totaliza a marca de 27.064 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados no Porto de Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações se transcorreram dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

“Todo esse empenho em solidificar esse tipo de movimentação de cargas, nos preenche de orgulho e satisfação. Em pouco mais de um ano receber mais de vinte navios deste porte, nos reflete o quanto o Porto de Itajaí é importante para esse tipo de operações”, destaca Volnei Morastoni – Prefeito de Itajaí.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a próxima atracação com veículos da GM está programada para este final de mês ou para a primeira semana de julho. Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 28.500 veículos da montada GM.

“O Porto de Itajaí já é uma referência quanto as operações Roll on Roll off, e certamente nos credencia para cada vez mais nos qualificarmos no mercado portuário do país”, acrescentou Fábio da Veiga – Superintendente do Porto de Itajaí.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPorto de Itajaí recebe novo desembarque de veículos importados
PUBLICIDADE

Últimas notícias