• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Pasqualotto utiliza projeto inédito em segurança do trabalho

Ainda em fase piloto, o projeto SEIF, do SESI está sendo aplicado no Yachthouse by Pininfarina

projeto inédito em segurança do trabalho
Yachthouse, da Pasqualotto & GT é parceira do SESI e da FIESC em boas práticas de segurança; Projeto piloto do SESI, o SEIF está sendo testado pela Pasqualotto há seis meses e promete mais segurança para os trabalhadores nas obras.

Mais do que entregar uma obra grandiosa, que leva o nome do país para o mundo todo, a construtora Pasqualotto & GT se preocupa também com a segurança e tecnologia empregadas em suas obras. É o caso do Yachthouse Residence Club, que está sendo edificado na Barra Sul, em Balneário Camboriú e terá 81 pavimentos quando concluído, em dezembro de 2020.

Através de uma parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) e a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) desde o ano passado a construtora se tornou parceira em um novo projeto, voltado para a segurança dos trabalhadores da construção civil: o SEIF. A Plataforma de Monitoramento e gestão de segurança permite aos gestores e suas equipes acompanharem o status de segurança das operações em campo, em tempo real. A solução possibilita a diminuição de acidentes, multas por inconformidades e ações trabalhistas. Para isso o Seif conta com sensores de monitoramento de trabalhadores em áreas de risco, além de um software e um aplicativo que permitem a realização de checklists, gestão de equipamentos de proteção individual, recebimento de alertas de risco e integração e tratamento de dados dos dispositivos em campo. O Seif também conta com um totem interativo que possibilita aos trabalhadores receberem informações e minicapacitações de segurança em campo, relacionadas ao trabalho que devem executar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto piloto foi desenvolvido em parceria com a Pasqualotto e atualmente 55 trabalhadores da obra utilizam capacetes sensoreados que permitem o monitoramento dos profissionais em áreas de risco.

Para Luciano Dallago, Coordenador de Saúde e segurança do trabalho da construtora, a Pasqualotto já adotava práticas seguras na obra desde 2014, quando o Yachthouse começou. “Com a tecnologia do Centro de Inovação do SESI houve uma junção das nossas boas práticas de segurança com a tecnologia e isso vem somar para que não tenhamos quaisquer riscos de acidentes. Em seis meses utilizando o SEIF percebemos uma maior conscientização dos trabalhadores, onde o mesmo se tornou mais cauteloso, sabendo que está em constante monitoramento”, explicou Luciano.

Segundo Juliana Vieira Teixeira, Pesquisadora de segurança do trabalho SESI/SC a partir de julho deste ano o programa estará disponível para que outras empresas que tenham interesse possam adotá-los em suas obras.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosPasqualotto utiliza projeto inédito em segurança do trabalho
PUBLICIDADE

Últimas notícias