• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Conheça as vantagens de fechar negócio com uma imobiliária em Balneário Camboriú

A procura por imóveis em Balneário Camboriú tem sido grande, mesmo em tempos de crise financeira

imovel
Foto: Pixabay

As grandes edificações, arranha céus e o luxo dos imóveis em Balneário Camboriú tem dado à cidade o apelido de Dubai brasileira. E tudo isso à beira mar, numa orla belíssima e movimentada de alto astral. Diante de tantos pontos positivos, a procura por imóveis tem sido grande, mesmo em tempos de crise financeira. Seja para temporada, fins de semana e feriados, ou para adquirir ou alugar um belo imóvel para as férias anuais, as imobiliárias tem ajudado muitos a encontrar o imóvel de seus sonhos. Os proprietários de imóveis em Balneário Camboriú disponíveis para locação, tem tido um bom movimento.

A intermediação da locação de um imóvel depende também de uma relação de confiança. Apesar de existir uma taxa ao procurar o serviço de uma imobiliária, vale a pena diante do risco de tentar alugar ou procurar um inquilino por conta própria, já que problemas variados podem aparecer. Até porque muitos tendem a tratar as casas de temporada com desleixo e até mesmo depredar. Além de dar mais segurança na transação do pagamento do aluguel. Problemas com conservação, pagamento de contas de luz, água, condomínio, aluguel, são fatores decisivos na hora de contratar uma imobiliária para fechar negócio de um imóvel em Balneário Camboriú. Quem loca o imóvel também não precisa negociar ou ter contato com quem está procurando o imóvel.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ajuda jurídica

Uma das maiores vantagens de contratar uma imobiliária está na ajuda com o contrato, que define todas garantias, deveres e direitos de ambas as partes. Essa assessoria dá garantias de contratos sem falhas, até porque estão ligadas a órgãos como o Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios). As imobiliárias são organizadas e possuem órgãos jurídicos, vistoriadores, tudo para garantir segurança a quem contrata, seja para quem procura um imóvel para locação ou para quem deseja locar seu imóvel em Balneário Camboriú.

Enfim, a sua imobiliária de confiança irá acompanhar sua negociação, tirando dúvidas desde o começo, esclarecendo problemas, estará a frente da transação para ambas as partes auxiliando com a documentação e outros problemas possíveis. Também, e mais importante, fica a cargo da imobiliária a elaboração do contrato e avaliação se as duas partes envolvidas na negociação estão satisfeitas, antes de concluir o negócio. Isso tudo porque, legalmente, há o compromisso da imobiliária prestar auxílio para locador e locatário, deixando a negociação facilitada para ambos.

Grande divulgação do imóvel

Os portais imobiliários tornam mis ágil a transação imobiliária, além disso, as imobiliárias possuem outras estratégias de marketing, pois tem recursos e contatos, que geralmente, pessoas realizando negócios no particular, teriam dificuldade em fazer. A divulgação das imobiliárias é grande, por exemplo: em seus portais na internet, jornais impressos de grande circulação, jornais distribuídos nas ruas e semáforos por panfleteiros. Imobiliárias, também, comumente possuem redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter onde divulgam imóveis. De modo que, quem segue a página, tem acesso e visualização mais fácil. Normalmente as imobiliárias têm muitos seguidores, principalmente quem procura imóveis para locação. E as redes sociais são alimentadas, de modo que criem um relacionamento de proximidade e confiança com os clientes. Outra ferramenta utilizada para o marketing, divulgando textos informativos, mesclando com a divulgação de imóveis, são os blogs. Além das imobiliárias, muitos corretores mantêm blogs para escrever sobre assuntos de seu universo de trabalho, que julgam importantes e informativos aos clientes. Algumas corretoras ainda disponibilizam a visualização dos imóveis em canais de televisão e assinatura de atualizações por e-mail, o newsletter, onde o cliente em potencial recebe um e-mail com as novidades da imobiliária.

Todas essas ferramentas de divulgação fazem com que o imóvel seja mais procurado e visualizado, e aumente as chances de ser locado mais cedo para quem está ofertando um imóvel em Balneário Camboriú. Para quem procura, os portais e jornais, facilitam muito a busca e a negociação, mantendo em contato com mais facilidade as duas partes, fazendo o corretor ser mais próximo das necessidades exigidas pelo locador e locatário.

Cuidados na locação particular

Os principais problemas em uma locação estão no contrato, pois quando ele não é redigido de forma correta, abre brechas para diversos problemas. É aí que a locação particular pode provocar prejuízo, diante da taxa da imobiliária. Isso porque o inquilino precisa pagar em dia as taxas, contas e aluguel. Além disso, precisa manter a integridade do imóvel. Há casos em que o inquilino oferece resistência para sair do imóvel após o fim do prazo estipulado. Então é preciso recorrer à Justiça.

Existem cláusulas que preveem esses problemas como a FCI (Fundo de Conservação do Imóvel) ou a TCI (Taxa de Conservação do Imóvel). Nela há a previsão de um valor sobre o aluguel entre 3% e 5% dependendo de como foi estabelecido na cláusula. O valor recolhido é convertido num fundo, um tipo de poupança, para que quando o contrato de locação acabar, o locador tenha segurança que havendo reparos, haverá um montante destinado para tal. E se, caso o imóvel esteja em perfeito estado, sem a necessidade de reparos, o valor, com correção monetária, será devolvido ao locatário.

É muito comum ter que utilizar dessas taxas para reparos, sendo difícil um imóvel que não precise de ajustes elétricos, jardinagem, pintura principalmente. Por isso, torna-se interessante conversar com o corretor da imobiliária sobre a inclusão ou não dessas cláusulas. Confira essas clausulas quando procurar apartamentos para alugar em Balneário Camboriú.

É possível que já tenha ouvido falar que para locar é comum a necessidade de um fiador. O fiador assume a responsabilidade de possíveis dívidas caso o locatário não honre os valores. Ou seja, uma pessoa cumpre, diante do credor, a dívida de outro. Existe também a possibilidade do seguro fiança, contratado por uma seguradora. Há quem realize caução, como cautela para dívidas posteriores, onde não tendo necessidade ao fim da locação, o montante é devolvido.

O corretor de confiança

Uma das grandes vantagens ao contratar uma imobiliária é a noção mais precisa do preço do imóvel que ela fornece. A experiência e estudo do corretor lhe dá uma melhor visão do mercado. Alem disso, são avaliados fatores como conservação, oferta, concorrência, localização, constando no laudo do valor do imóvel. Isso tanto para locação, quanto se está a procura de casas à venda em Balneário Camboriú. O trabalho não é somente de negociação com ambas partes e pesquisa. Uma serie de cálculos são necessários e conhecimento na área.

Os profissionais da área são legalizados e credenciados pelo Creci (Conselho Regional de Corretores e Imóveis). Esse órgão que fiscaliza o trabalho dos corretores, se tudo está dentro da lei e transitando com segurança. Mais uma vantagem diante da negociação em particular.

Além de saber mais sobre o processo e negociações, clausulas, contrato, valores, o corretor orienta sobre as varias fases do negócio. Tira dúvidas, e tudo isso em um tempo otimizado. Quem já procurou alguma vez casas ou apartamentos, sabe que existe um encantamento algumas vezes, que foge um pouco da razão. Nessas horas o corretor pode estar atento a desvantagens, mesmo se tratando de algum imóvel que agrada por algum motivo especial. A imobiliária, na figura do corretor, filtra as ofertas e procuras, para que a transação imobiliária ocorra da melhor forma possível. Após o negócio fechado, muitas vezes, podem surgir dúvidas, e ainda assim, há a disponibilidade para ajuda, diante do conhecimento e qualificação do corretor de imóveis.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosConheça as vantagens de fechar negócio com uma imobiliária em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias