Click Camboriú Notícias Economia & Negócios Comércio tem que pagar como feriado trabalhado na terça de Carnaval em...

Comércio tem que pagar como feriado trabalhado na terça de Carnaval em Balneário Camboriú

Sincomércio alerta que será necessário pagar a terça-feira como feriado trabalhado no comércio local

Ao contrário do que muita gente pensa, em Balneário Camboriú a terça-feira de Carnaval será feriado e o funcionamento do comércio varejista e atacadista vai ter que se adaptar às regras da legislação trabalhistas em relação às diretrizes da convenção coletiva da categoria. O feriado foi deliberado pelo prefeito Fabricio de Oliveira, que sancionou o Decreto nº 8.472 e que definiu o calendário de feriados e pontos facultativos para órgãos e entidades da Administração Municipal, autarquias e fundações.

O decreto determina ainda que, segunda-feira, 27 de fevereiro, e quarta-feira, 1º de março até o meio-dia, é ponto facultativo. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio), Hélio Dagnoni, explica que, em dias de ponto facultativo, o horário de trabalho nas empresas do setor é considerado normal, cabendo ao empregador decidir quais serão os períodos de funcionamento de seu comércio. No entanto, no feriado de terça-feira é necessário pagar o dia trabalhado como feriado, ou seja, em dobro.

Segundo o presidente do Sincomércio, o feriado é somente municipal pois, de acordo com os termos das Leis nº 9.093/1995 e 9.335/1996, somente são feriados nacionais, civis e religiosos aqueles declarados pela legislação do trabalho, o que não é o caso do Carnaval. Hélio lembra ainda que, de acordo com a legislação, o sábado e o domingo que antecedem a data também são considerados fim de semana normal.

Sair da versão mobile