• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Procon/BC orienta sobre compras de Natal

Informe-se e realize as compras de forma segura, para que tudo transcorra como planejado

Vitrines Natal 10 12 15 Foto Jéssica Teles 2
Divulgação

O Natal se aproxima e a maioria das pessoas já se prepara para comemorar esta data ao lado da família e amigos, com a tradicional troca de presentes. Para que tudo transcorra como planejado, o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor de Balneário Camboriú (Procon/BC) orienta os cidadãos para que realizem as compras de forma segura.

De acordo com a diretora do Procon/BC, Camille Amorim Mello, o primeiro passo antes de adquirir qualquer produto ou serviço, é pesquisar. “A pesquisa evita que o consumidor pague um preço superior e proporciona conhecer melhor a qualidade e a usabilidade do produto ou serviço“, ressalta Camille. Alguns destes serviços e produtos podem sofrer aumento de preço em virtude da data e, por esse motivo, as condições de pagamento também merecem atenção.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Deve-se verificar corretamente o valor para cada modalidade de pagamento oferecida pelo comércio. O Procon/BC ressalta que é proibido haver diferenciação de preços para as diversas formas de pagamento à vista disponíveis no estabelecimento, como cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro e o cheque. No caso do parcelamento, o consumidor deve ficar atento aos juros incluídos nas parcelas, além de eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação.

No momento da compra, é importante ficar informado quanto à possibilidade de troca do produto. A loja não tem o dever imediato de trocar qualquer mercadoria se não for caso de defeito no produto, mesmo que seja objeto de presente. Portanto, é importante questionar no momento da compra se é possível a troca tanto da numeração quanto do produto, caso a pessoa presenteada deseje trocá-lo.

Por fim, nas compras realizadas pela internet ou catálogos, deve-se ler atentamente os critérios para a compra, como características, formas de pagamento e, principalmente, o prazo de entrega, já que a data será comemorada em breve. Para essas modalidades de compra fora do estabelecimento, existe o prazo de arrependimento de sete dias a partir do recebimento do produto. Desse modo, não estando satisfeito com o produto, é possível a devolução ou a troca da mercadoria. As despesas de envio devem ser suportadas pela empresa vendedora.

Mais informações ou para tirar dúvidas a respeito de compras para o Natal, entrar em contato com o Procon/BC, pelo telefone (47) 3366-6144.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosProcon/BC orienta sobre compras de Natal
PUBLICIDADE

Últimas notícias