Click Camboriú Notícias Economia & Negócios Verão impulsiona empregos temporários em Balneário Camboriú

Verão impulsiona empregos temporários em Balneário Camboriú

O número de vagas em setores de atendimento ao público já é bem amplo durante o ano todo, mas com a chegada do verão, a demanda é ainda maior

(Gerusa Florencio / Divulgação)
(Gerusa Florencio / Divulgação)
(Gerusa Florencio / Divulgação)

O fim do ano se aproxima e com ele vem a temporada de verão, uma época muito esperada pelos setores da economia do litoral catarinense.

Segundo o Governo do Estado, há uma projeção de 30% de aumento no número de turistas em relação ao verão passado, motivada principalmente pela alta do dólar, dado confirmado pela Associação das Operadoras, Agências de Turismo e Hotelaria. Ao todo são esperados cerca de 8 milhões de turistas no Estado e de acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e região (Sindisol), uma média de 2 milhões só em Balneário Camboriú. Para atender a tamanha demanda de visitantes, são comuns nessa época do ano os empregos temporários, com grande escala de contratação nos setores do comércio, restaurantes e hotelaria.

Segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú (Sincomércio), o número de vagas em setores de atendimento ao público já é bem amplo durante o ano todo, mas com a chegada do verão, a demanda é ainda maior. Essas admissões costumam iniciar a partir de setembro, mas em virtude das chuvas intensas nos últimos meses, elas começaram somente no final de outubro. Só no Sincomércio, são 5.600 pontos comerciais cadastrados, entre Balneário Camboriú e Camboriú, e em cada um desses estabelecimentos há um acréscimo de 40% no números de funcionários nessa época. Desses contratados, mais de 10% conseguem a efetivação, é o que informa o sindicato.

Dentre os fatores que contribuem para o aumento no número de vagas, estão a extensão do horário de atendimento ao público e o aumento no número de clientes. “Nessa época do ano nós temos um aumento do horário de trabalho, a maioria dos estabelecimentos funciona até a meia-noite, o que requer uma escala maior de funcionários. Além disso, Balneário Camboriú também recebe muitos turistas e precisa de mais pessoas para atender a essa demanda“, completa o presidente do Sincomércio, Hélio Dagnoni.

Segundo a presidente do Sindicato dos Empregos do Comércio Hoteleiro e Similares de Balneário Camboriú (Sechobar), Olga Ferreira, a cidade tem se tornado mais do que um mero destino sazonal, com resultados positivos durante todo o ano. “Hoje, a cidade tem vida própria e 80% da nossa mão de obra são de efetivos, um avanço e profissionalismo do trade turístico em manter esse percentual, anualmente“, pontua Olga.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ademar Schneider, diz que a cidade já estabeleceu uma boa movimentação durante o ano todo. “Mas, claro que com a temporada de verão há uma intensidade e acredito que a economia gerada através do turismo é possível prolongar os benefícios desse período“, afirma.

Sair da versão mobile