Mesmo com um desempenho ruim nos primeiros meses do ano, com queda nas vendas e retração na economia, a expectativa do comércio de Balneário Camboriú é que as vendas para o Dia das Mães pelo menos repita o desempenho do ano passado, com ligeira alta na comparação com abril deste ano. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), José Roberto Cruz, o Beto Cruz, destaca a importância do varejo fazer promoções para atrair os clientes e aumentar as vendas, nesta que é a segunda melhor datada do ano para o setor.

De acordo com o presidente da CDL, a falta de credibilidade do Governo Federal, o recente aumento da taxa Selic para 13,25% ao ano (taxa básica de juros da economia brasileira) e o aumento do dólar em comparação com a moeda nacional são fatores que impedem de fazer uma projeção mais otimista em relação às vendas do varejo para a data. “Nesse sentido, para driblar a crise e vender bem, é muito importante que os comerciantes apostarem nas promoções especiais como uma forma de inventivo às vendas”, destaca o dirigente. “Há um esforço dos lojistas para alcançar bons resultados através de preços atrativos e condições de pagamentos facilitadas”, acrescenta.

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio-SC), aponta que o vestuário prossegue sendo o carro-chefe das vendas na data: 44,6% dos consumidores recorrerá às lojas do segmento, a maioria delas no comércio de rua (74,8%), contra 18,5% dos que escolhem shoppings centers. Os setores que mais faturam são a perfumaria (13%) e o de calçados/bolsas (11,5%). Apenas 7,5% dos consumidores ainda estão indecisos quanto ao presente. “A dica para conseguir um bom presente e atendimento é de evitar as compras de última hora. É possível fugir de lojas cheias e tumultos das compras de véspera, indo antes e se organizando para presentear as mamães”, finaliza Beto Cruz.