• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Máquina de fazer Sushi inventada em Santa Catarina vira franquia

Eugênio Santos começa a comercializar como franquias, quiosques com máquinas de fazer sushi. (Divulgação | Agência A)
Eugênio Santos começa a comercializar como franquias, quiosques com máquinas de fazer sushi. (Divulgação | Agência A)

A milenar culinária japonesa é uma das mais conhecidas e antigas do mundo. Sushis, sashimis e temakis são produzidos artesanalmente por profissionais especializados. Mas um brasileiro conseguiu quebrar a tradição com uma inusitada criação: uma inacreditável máquina de fazer sushi.

A ideia de produzir a máquina de fazer sushi surgiu em Santa Catarina. O inventor gaúcho, Eugênio Ferrão, 51, morava em Balneário Camboriú. Na cidade ele abriu um restaurante de comida japonesa, chamado Japa Express, mas estava insatisfeito com os preços do cardápio. Com a invenção o empresário diz que, conseguiu reduzir o custo do cardápio em 40%. O combinado com 30 peças passou a custar R$ 29.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O empresário ficou tão empolgado com o invento que logo fechou o restaurante e focou seu negócio apenas na máquina de sushi. A partir daí ele montou quiosques que vendem a especiaria japonesa produzida pela máquina.  A mundialmente conhecida rede varejista Carrefour se interessou pela praticidade e qualidade do produto e introduziu oito unidades da Japa Express em suas lojas. As vendas são superiores a duas toneladas por mês de sushi e suas variedades.

A super criação é capaz de produzir mais de 100 receitas da culinária japonesa, tudo com uma rapidez que chama atenção, chegando a produzir por hora entre 400 e 500 unidades de sushi.

Batizada de Sushi Station, o equipamento é formado por 16 acessórios diferentes. A máquina que produz sushi e outras especiarias japonesas é composta de moldes para colocar a alga, o arroz e o recheio, um em cima do outro. Depois, com a ajuda de uma alavanca, são feitos os rolinhos. Com outro molde é possível cortá-lo em tamanhos iguais.

 

Japa Express e o Sebrae

Neste mês Eugênio vai apresentar sua invenção de maior sucesso, a Sushi Station na Feira do Empreendedor do SEBRAE, do dia 22 à 25 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O objetivo é comercializar franquias da Japa Express nesta edição da feira.

O negócio vai funcionar da seguinte maneira: o franqueado vai receber o quiosque pronto para trabalhar dentro de uma das unidade do Carrefour. São 44 quiosques disponíveis inicialmente para comercialização. O investimento para ter uma franquia é de 88 mil reais, com prazo de retorno previsto entre 15 e 20 meses e margem de 20% do faturamento bruto.

A empresa ainda vai apresentar nesta edição da feira a única máquina de fazer Temaki. O equipamento faz o produto em menos de 30  segundos com a qualidade igual ou superior aos tradicionais encontrados no mercado.

Para fechar com “chave de ouro” a Japa Express trará para o evento a “KellY” uma assistente virtual em  HOLOGRAMA  responsável pela nova campanha de marketing  intitulada “ Casa, Sushi  e Roupa lavada”. A garota propagando virtual também é uma criação do inquieto inventor gaúcho.

 

Trajetória de Eugênio

O currículo de Eugênio conta com mais de 40 invenções. Desde sandálias sem as tiras, até uma fita adesiva que permite saber a quantidade de gás dentro de botijões domésticos que levou Eugênio a receber uma moção de honra no Senado e ser recebido por Dilma Rousseff, que na época era ministra de Minas e Energia.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosMáquina de fazer Sushi inventada em Santa Catarina vira franquia
PUBLICIDADE

Últimas notícias