• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Impostos dos produtos de Páscoa podem ultrapassar 50% do valor total

Os chocolates também estão mais salgados. Do valor total de ovos e barras, 38% são de impostos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Os dados refletem um dos grandes problemas brasileiros: a alta carga tributária do País – uma das maiores do mundo. Do Produto Interno Bruto (PIB), 32,4% correspondem a impostos. Segundo pesquisa do IBPT, a parcela da população que tem renda mensal entre R$ 3 mil e R$ 10 mil é a que mais paga impostos no Brasil. “Isto prejudica não apenas o setor empresarial, mas o cidadão, pois é ele quem mais sofre com esta realidade”, afirma Odílio Guarezi, vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc.

A diminuição dos impostos é uma das principais bandeiras da entidade, que conduz no Estado a campanha “Eu quero um Brasil com menos tributos”, criada pelo Movimento Brasil Eficiente. A proposta é sensibilizar a população sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária, mostrando exemplos de produtos e serviços. A Facisc pretende colher 300 mil assinaturas em Santa Catarina por meio do site www.facisc.org.br/mbe. A meta nacional é alcançar 1,4 milhão, número necessário para apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ação é semelhante à mobilização que resultou na Lei da Ficha Limpa, um projeto proposto a partir da vontade da população. A campanha não tem vinculação político-partidária, e busca educar o cidadão para a importância do tema e mostrar que os encargos atuais inviabilizam os investimentos e o crescimento econômico do País. “Além de controlar os gastos públicos, a redução dos tributos é uma medida essencial para alavancar a economia do Brasil”, conclui Guarezi.

Saiba o percentual de impostos da Páscoa

Vinho: 54,73%
Bacalhau imp.: 43,78%
Colomba Pascal: 38,68%
Barra de chocolate: 38,60%
Ovos de chocolate: 38,53%
Bombons: 37,61%
Papel celofane: 34,48%
Coelho de pelúcia: 29,92%

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosImpostos dos produtos de Páscoa podem ultrapassar 50% do valor total
PUBLICIDADE

Últimas notícias