• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto “Uso do Porto Sem papel” começa a ser implantado em SC

porto
Em Itajaí e São Francisco do Sul o treinamento vai até o dia 25 de setembro. Foto: Divulgação

A Secretaria de Portos (SEP) iniciou terça-feira, 24, em Itajaí e São Francisco do Sul, o treinamento para a implementação do Projeto Porto Sem Papel (PSP). O Porto sem Papel é um sistema de informação, elaborado pela SEP com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no valor de R$ 114 milhões. A intenção é que todos os 35 portos públicos operem com esse sistema até o primeiro semestre de 2013.

Além da agilidade nas operações, com o sistema implantado, o uso do papel deixará de existir. Um exemplo que mostra como será contabilizada a economia desse projeto é Porto de Santos, primeiro porto a aderir o PSP, onde cerca de 17,5 toneladas de papel deixarão de ser utilizadas nos processos de liberação das operações dos navios durante um ano. Número que equivale à preservação de 340 árvores de eucaliptos. Com a implantação do projeto em todos os portos brasileiros, a previsão é que 1.100 árvores sejam poupadas por ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Atualmente 15 portos já estão operando de acordo com a normas. O Coordenador Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos e equipe, estão preparando as autoridades e os anuentes para que o sistema entre em operação até o dia 25 de setembro. A partir dessa data nenhum navio deverá atracar nos dois portos sem que seja controlado pela Janela única.

O sistema irá coletar todos os dados necessários para atracação, operação e desatracação dos navios, eles serão unificados e disponibilizados para todas as instituições envolvidas na atividade portuária (ANVISA, Marinha, Ministério da Agricultura, Polícia Federal, Receita Federal e a Autoridade Portuária). Essa integração dos órgãos elimina a burocracia, diminui o tempo para obtenção das anuências e, consequentemente, o custo das operações em 25%, segundo estimativa da SEP.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosProjeto “Uso do Porto Sem papel” começa a ser implantado em SC
PUBLICIDADE

Últimas notícias