• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Praça das Figueiras recebe cinema itinerante voltado para as crianças

Projeto Cinesolarzinho reuniu crianças e familiares para exibição de curtas-metragens sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente

projeto Cinesolarzinho
Divulgação

Entusiasmo e diversão tomaram conta da Praça das Figueiras, no centro de Camboriú, na noite deste sábado, dia 5. Crianças, acompanhadas dos familiares, se reuniram para assistir aos curtas-metragens exibidos pelo projeto Cinesolarzinho – um cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar. As exibições iniciaram às 19 horas e trataram temas como sustentabilidade, cuidados com a água e o meio ambiente, assim como igualdade de direitos entre meninos e meninas.

Renata Stinn de Castro, de 30 anos, levou o filho até a praça. Com um saco de pipoca nas mãos, o pequeno Filipe, de 5 anos, assistiu aos curtas-metragens. “As crianças, hoje em dia, estão perdendo o contato com o meio ambiente. É interessante ver o apoio da Prefeitura, já que o projeto os sensibiliza sobre os cuidados necessários”, analisa a moradora.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Cinesolarzinho é uma iniciativa da Brazucah Produções e do Ministério da Cultura. Em Camboriú, teve patrocínio da concessionária Águas de Camboriú e apoio da Fundação Cultural do município. A educadora e produtora associada, Gabriela Veiga, explica que a ideia surgiu após Cynthia Alário, responsável pela Brazucah, conhecer uma iniciativa similar fora do país. Desde então, o projeto já visitou várias regiões do país.

“Já estivemos na Floresta Amazônica, aldeias indígenas, periferias, entre outros lugares. Pelo fato da estação móvel ser sustentável, ela se torna uma ferramenta de educação para as crianças. E o intuito é este: passar informação para aqueles que são o nosso futuro”, explica.

A diretora da Fundação Cultural, Judite da Silva Piza, acredita que a passagem do projeto Cinesolarzinho pelo município impulsiona o interesse das crianças pela arte do cinema.

Os curtas-metragens

Dentre os curtas-metragens exibidos às crianças estão “A onda – Festa na Pororoca”, animação dirigida por Cássio Ta Vernand, que conta a festa organizada pelos animais do fundo do rio para a passagem da Pororoca; e “Pajerama”, filme com roteiro e direção de Leonardo Cadaval, que mostra o encontro de um índio com elementos urbanos na floresta.

O filme “A menina-espantalho”, de Cássio Pereira Dos Santos, abordou a igualdade de direitos entre meninos e meninas. O curta-metragem conta a história de uma garota impedida pelo pai de frequentar a escola e que deve espantar os pássaros das plantações de arroz. No entanto, com a ajuda do irmão, ela aprende a ler e muda sua realidade.

Como funciona o projeto

O veículo do cinema itinerante – o Eco Estúdio Solar – armazena a energia solar por meio de placas fotovoltaicas. Essa energia passa por um controlador de carga, é direcionada para seis baterias e, num inversor, a voltagem é convertida. “Podemos utilizar essas baterias por 20 horas seguidas. E, desde o início do projeto, nunca tivemos problemas”, comenta o educador ambiental Thiago Santos.

O projeto Cinesolarzinho realiza também oficinas em escolas do país sobre temas como teto verde, tratamento de esgoto, reaproveitamento da água, entre outros.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaPraça das Figueiras recebe cinema itinerante voltado para as crianças
PUBLICIDADE

Últimas notícias