• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bairro da Barra receberá evento a partir de sexta-feira

A Praça do Pescador vai receber apresentação de “Terno de Reis e Boi de Mamão”

Divulgação
Divulgação

Nesta sexta-feira e sábado (22 e 23) a Praça do Pescador, na Barra, vai receber apresentação de “Terno de Reis e Boi de Mamão”. De base cultural luso açoriana, a comunidade e a Associação de Pescadores da Barra realizam todos os anos, no período natalino, cantos para anunciar o nascimento de Jesus.

De acordo com a diretora de Arte da Fundação Cultural, Lilian Fernanda Martins, essa celebração já foi mais cultuada, tanto que neste ano a Associação de Moradores do bairro pediu apoio da Fundação para realizar as atividades. “Essas manifestações estão cada vez mais caminhando para a extinção, pela própria dinâmica da cultura que vai se transformando ao longo do tempo, incorporando novas influências e as próprias mudanças de valores através dos tempos”, disse.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apesar de a festa ser de origem católica, uma parcela da comunidade faz parte de igrejas evangélicas, por isso na sexta-feira (22) haverá um culto de Ação de Graças e, no sábado (23) uma celebração na capela de Santo Amaro. Também no sábado vai ocorrer o Terno de Reis e a apresentação do Boi de Mamão na Praça do Pescador.

O Boi de Mamão é uma manifestação folclórica originária dos Açores que encena a morte e a ressurreição do boi tradicionalmente com atores voluntários; já o Terno de Reis, também de origem portuguesa, são canções comemorativas entoadas geralmente por três homens (podendo ser em maior número), fazendo referência aos três reis magos que presentearam Jesus após seu nascimento.

Agende-se:

Sexta-feira (22)
20h – Celebração de Ação de Graças na Praça do Pescador (Rua Manoel Rebelo dos Santos, bairro da Barra)

Sábado (23)
20h – Celebração na Capela Santo Amaro
21h – Apresentações na Praça do Pescador

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaBairro da Barra receberá evento a partir de sexta-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias