• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto traz teatro e gastronomia para Barra Velha e Itajaí

circoComida saudável, diversão e arte serão os pratos principais do projeto Vitrine Cultural e Gastronômica Gomes da Costa, nos meses de maio e junho, em Barra Velha e Itajaí. O projeto, totalmente gratuito, terá apresentações teatrais, workshops de gastronomia com chefs professores da Univali e até oficinas para a criançada se divertir e aprender segredos da culinária. A expectativa é que 10 mil pessoas participem do projeto.

A programação começa no dia 28 de maio. A partir daí – até o dia 14 de junho – serão oferecidos ao público 38 apresentações de teatro, nove workshops gastronômicos e nove oficinas para meninos e meninas de cinco a 12 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A programação cultural terá quatro diferentes peças, apresentadas pela manhã e à tarde. A Cia. Teatro do Grande Urso Navegante (SP) vai encenar dois espetáculos: “A Pipa e a Flor”, baseada em texto de Rubem Alves, e “O Passe e o Gol”, escrita pelo jornalista Juca Kfouri. Outro grupo, o Circo Fool (MG), vai interpretar as cômicas “Fanfarra – o incrível homem-banda” e “Um Palhaço em Nova Iorque”.

No Vitrine Cultural as apresentações não acontecem em um palco tradicional. Os espetáculos são encenados em uma estrutura especial, montada sobre a carroceria de um caminhão especialmente adaptado, com estrutura de camarins, iluminação e cenários. Cadeiras organizadas sob uma estrutura que protege o público do sol ou da chuva garantem o conforto da plateia. Em Barra Velha o projeto estaciona no pátio do Ginásio de Esportes. Em Itajaí, a caravana cultural vai estar nos bairros Itaipava e Cordeiros.

Os espetáculos em cartaz prometem diversão e reflexão. A alegria e a interatividade com o público são marcas do trabalho do Circo Fool. A peça “Um Palhaço em Nova Iorque”, por exemplo, mostra as desventuras do palhaço Petit, que sonha ser astro de cinema nos Estados Unidos. A partir daí, ele e o público participam juntos de cenas clássicas de filmes, dublagens, musicais e números tradicionais de circo. Em “Fanfarra”, o público interage com o maestro Hercovitch, capaz de tocar dez instrumentos ao mesmo tempo, que coloca a plateia para cantar enquanto acompanha uma história divertida e emocionante.

Em ano de Copa do Mundo no Brasil, a Cia do Grande Urso Navegante, outra participante do projeto, leva ao palco “O Passe e o Gol”, história de dois irmãos – os gêmeos Joãozinho e Marinho – que jogam juntos no time de futebol da escola e aprendem, em campo, muito sobre relações familiares, trabalho em equipe e amizade. O texto, do jornalista Juca Kfouri, já foi encenado no Brasil e em Portugal. Liderada pelo ator e diretor Laerte Asnis, a companhia apresenta ainda o espetáculo “A Pipa e a Flor”, de Rubem Alves, professor, psicanalista, teólogo e autor de vários livros com temas educacionais e existenciais e de uma série de obras infantis. O texto da peça fala de amor e também de seus agravantes, como a inveja e o ciúme, e faz refletir sobre a felicidade, o brincar e a arte do bem viver.

Além das peças, todas as noites haverá uma aula-apresentação de professores chefs da Univali. Eles vão preparar pratos saudáveis e deliciosos. “Queremos oferecer ao público uma programação completa, que inclua diversão e cultura, essenciais para a qualidade de vida, e ainda a possibilidade de aprender algo que é agradável, faz bem e é saudável”, diz Alberto Encinas, presidente da Gomes da Costa. Patrocinadora do projeto, a empresa completa 60 anos em 2014. Aos sábados, em oficinas para até 25 participantes, os professores vão ensinar um pouco de gastronomia para crianças de cinco a 12 anos.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Vitrine Cultural e Gastronômica Gomes da Costa faz parte do projeto Vitrine Cultural, que desde 2008 já chegou a mais de 350 mil pessoas em cidades dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco. O evento tem apoio do curso de gastronomia da Univali e das Secretarias de Educação de Barra Velha e Itajaí.

 

Serviço:

Projeto Vitrine Cultural Gastronômica Gomes da Costa

Barra Velha

De 28 a 31 de maio – Praça Ginásio de Esportes

Itajaí

De 04 a 07 – Pátio do Museu Etno-Arqueológico – Bairro Itaipava
De 10 a 14 de junho – Praça Ginásio Cordeiros – Bairro Cordeiros

Click CamboriúDiversãoArte e CulturaProjeto traz teatro e gastronomia para Barra Velha e Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias