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Programa de acolhimento ao idoso realizou 216 atendimentos em 45 dias, em BC

Dos 216 atendimentos, 56,9% deles são relacionados à violência financeira

ABRAÇO DIVULGAÇÃO
Divulgação

O Programa ABRAÇO, de acolhimento ao idoso completou 45 dias nesta sexta-feira, 9. O projeto, criado pela Prefeitura de Balneário Camboriú para proteger os idosos de maus tratos psicológicos, financeiros, negligência, abandono e agressão física.

O programa já realizou 216 atendimentos, sendo 56,9% deles, relacionados à violência financeira. De acordo com a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello, isso acontece por que os parentes usam muitas vezes de chantagem emocional. “O idoso por amor ao filho, neto ou outro parente acaba cedendo o dinheiro e muitas vezes tendo problemas financeiros depois”, explicou Christina.

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Dentre os outros atendimentos, 18 foram por violência psicológica, 34 por negligência, 06 por autonegligência, 27 por abandono e 08 por agressão física.

Desse total de ocorrências, 103 foram atendidas no Centro, 31 no Bairro dos Municípios, 16 no Bairro da Barra, 14 no São Judas, 13 no Ariribá, 11 nas Nações, 12 no Nova Esperança, 04 no Pioneiros, 02 nos Estados, 01 na Praia dos Amores, 04 no Iate Clube e 05 pessoas atendidas em situação de rua. A coordenadora do projeto Maristela Rocha, explica que essas pessoas sem abrigo, tiveram atenção especial. “Duas dessas pessoas conseguiram voltar para casa, se acertando com a família, isso é muito positivo, o abraço reconectando o amor entre as pessoas”, disse a coordenadora.

Hoje os anjos, como são chamados os que atendem as ocorrências, totalizam cinco pessoas. A ação está contando também com a parceria do Ministério Público e da Delegacia da Mulher, para encaminhamentos e parceria nos atendimentos.

Todos os idosos atendidos no ABRAÇO são acompanhados por psicólogo, assistente social e também encaminhados para os serviços de saúde. Além disso, recebem assistência jurídica para se protegerem e para que o agressor responda judicialmente. “Fazemos o Boletim de Ocorrência ou enviamos a denúncia para o Ministério Público dar os devidos atendimentos”, explicou a coordenadora do projeto, Maristela Rocha.

O atendimento do Abraço é 24h, por meio de plantão telefônico, no telefone (47) 3363-3020 ou presencial, de segunda a sexta-feira das 13h às 19h, na Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822 n° 614, entre a 3ª e a 4ª Avenida.

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