Click Camboriú Notícias Ações Sociais Saiba como realmente ajudar um morador de rua em Balneário Camboriú

Saiba como realmente ajudar um morador de rua em Balneário Camboriú

Resgate Social de Balneário Camboriú auxilia pessoas em situação de rua

(Arthur Miranda / Divulgação)
(Arthur Miranda / Divulgação)
(Arthur Miranda / Divulgação)

Nesta época do ano as temperaturas baixam e aumenta a preocupação da sociedade com as pessoas, que o um motivo ou outro, vivem nas ruas.

Por isso, a Prefeitura de Balneário, por meio do Departamento de Resgate Social, intensifica as ações e oferece abrigo, alimentação e diversos auxílios àqueles que se encontram em vulnerabilidade social.

O Departamento de Resgate Social, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, trabalha diretamente no auxílio e assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A equipe busca humanizar e dar novas oportunidades aos cidadãos que, independente do motivo, acabaram por morar nas ruas. O trabalho é realizado o ano inteiro, 24 horas por dia.

Segundo o diretor da Casa de Passagem, Paulo Roberto de Souza, as ligações por parte da comunidade e rondas pelo município são os pontos de partida para a execução das ações. “O Resgate Social trabalha o ano inteiro, porém, em especial nessa época fria, pedimos a colaboração da comunidade para que entrem em contato conosco, caso avistem alguma pessoa em situação de rua ou vulnerabilidade e que necessite de ajuda“, ressalta Souza.

A equipe trabalha com o convencimento, oferecendo ao cidadão opção de receber ajuda e respeitando o direito constitucional de ir, vir e permanecer. Os servidores buscam identificar a pessoa e verificar se o mesmo se encontra sob o efeito de álcool ou drogas, além de outras vulnerabilidades. Os agentes sociais abordam e oferecem ajuda. Depois, realizam o encaminhamento dos mesmos para a Casa de Passagem do Migrante. Porém, muitos ainda não aceitam o auxílio.

Na Casa de Passagem recebem higiene, roupas, alimentação e um local para dormir, além de terapias ocupacionais que auxiliam no tratamento e recuperação dos que se encontram em vulnerabilidade. “O local já está preparado para receber um maior número de abrigados, que aumenta em épocas de frio intenso. Reforçamos não apenas a Casa, mas também nossa equipe. A que atua de madrugada, por exemplo, conta agora com mais um agente social, além de um motorista“, ressalta o diretor.

O Departamento de Resgate Social enfatiza a necessidade de peças de roupas, agasalhos, calçados e cobertores durante o ano inteiro, principalmente vestuário masculino.

Para doar, ou informar a existência de pessoas em que estejam vivendo em situação de rua, a comunidade pode contatar o Resgate pelos telefones (47) 8839-7075 e (47) 3361-7813.

O departamento atua 24h todos os dias, inclusive nos domingos e feriados.

Sair da versão mobile