• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é destaque nacional em Segurança e Governança

No eixo “Segurança”, Balneário Camboriú é o 1º colocado nacional; No eixo “Governança”, Balneário Camboriú ficou com 2ª posição no Ranking Connected Smart Cities

Balneário Camboriú foi destaque nacional em estudo divulgado nesta terça-feira, 17.set.2019, realizado pela empresa de consultoria referência no setor Urban Systems. O estudo avaliou 700 cidades brasileiras analisadas em onze eixos temáticos e será publicado na Revista Exame.

No eixo “Segurança”, Balneário Camboriú é o 1º colocado nacional. Em outro eixo importante, “Governança”, Balneário Camboriú ficou com 2a. posição no Ranking Connected Smart Cities.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na classificação geral, Balneário ocupa o 17º lugar, subindo sete posições com relação ao estudo de 2018, que ranqueia, entre 700, as 100 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil.

“Estar em destaque nesse importante ranking nacional Urban System coloca Balneário Camboriú num novo patamar, porque reforça a imagem da cidade em todo o país. Os eixos em que mais nos destacamos são especialmente relevantes para nós. No eixo Segurança porque fala diretamente a um dos motores da nossa economia, que é o turismo. Ninguém quer fazer turismo num lugar que não se sinta seguro, então essa nossa primeira colocação nacional nesse eixo é de suma importância para a imagem do município”, considera o prefeito Fabrício Oliveira.

“Ser o segundo lugar nacional no eixo Governança também nos enche de orgulho e nos dá ainda mais motivação para continuar a inovar em políticas públicas mais modernas e eficientes. Ainda nesta semana, lançamos um Comitê Municipal de Compliance, que aumenta a transparência em todos os setores do serviço público municipal, entre muitos outros avanços neste eixo. Fomos destaques também quando da divulgação do Índice de Governança Municipal (IGM), em junho deste ano, quando ficamos com a 5ª melhor cidade do país em índice de governança”, completou Fabrício Oliveira.

O eixo de Governança considera indicadores como transparência, participação social, nível de desenvolvimento municipal e nível de formação do gestor da cidade. Balneário Camboriú obteve neste eixo a nota 8,84 na Escala Brasil Transparente, e Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal de 0,8575, este superior ao da primeira colocada, Brasília. Complementam este recorte demais indicadores de outros eixos relativos diretamente a gestão municipal, como, por exemplo, os investimentos per capita em Educação, Saúde, Urbanismo e Segurança.

A Segurança foi o maior destaque neste ranking. Balneário passou do 4º lugar que ocupava no ranking passado para o 1º lugar agora em 2019. Neste recorte, o estudo leva em conta o monitoramento de áreas de risco, homicídios, mortes no trânsito, investimento em segurança e número de policiais por habitantes.

Balneário ainda se destaca no eixo Meio Ambiente, em que ocupa o segundo lugar entre as cidades da Região Sul do país, ficando atrás somente da capital gaúcha, Porto Alegre.

Neste ano, Campinas, cidade do interior de São Paulo, ocupou a 1ª posição do ranking geral, ultrapassando a capital do Estado. Nos cinco anos do estudo, esta é a primeira vez que o primeiro lugar não é ocupado por uma capital. A análise é composta por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, segurança, urbanismo, economia, energia, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo e governança.

Click CamboriúNotíciasBalneário Camboriú é destaque nacional em Segurança e Governança
PUBLICIDADE

Últimas notícias