• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Três imóveis são identificados com irregularidade na ligação de esgoto na Rua Jamaica

Se Liga na Rede identificou um extravasor que fazia com que parte do esgoto fosse para a drenagem pluvial

O Programa Se Liga na Rede da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), identificou nesta quinta-feira, 27.jun.2019, durante vídeo inspeção na tubulação de drenagem da Rua Jamaica, no Bairro das Nações, três imóveis com irregularidade na ligação de esgoto.

De acordo com a fiscal Sanitarista Beatriz Nunes, foi verificado por meio da vídeo inspeção que havia um extravasor na caixa de passagem, que recebia toda a contribuição das três casas situadas no mesmo terreno. “Esse extravasor fazia com que parte do esgoto fosse para a drenagem pluvial, que tem como destino final o Rio Marambaia”, explicou a fiscal.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Como penalidade foi feito o lacre da água, multa de 10 UFMs para cada unidade autônoma e prazo de cinco dias para regularizar a situação.

Vídeo inspeção na Bacia do Rio Marambaia

A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), por meio do Programa Se Liga na Rede, está realizando o serviço de vídeo inspeção na bacia do Rio Marambaia. O procedimento é realizado na drenagem pluvial com auxílio de robô para identificar possíveis ligações irregulares, que tem como destino final o rio. As vias são selecionadas a partir de uma análise prévia, que compila as demandas vindas dos moradores e o histórico de indícios de irregularidades, tanto nas ligações dos imóveis como nas redes da Emasa. Para o procedimento, a tubulação deve estar desobstruída, por isso, também é feita a limpeza quando necessário.

Fiscalização intensificada e lacres

Em novembro de 2018, a Emasa por meio do Programa Se Liga na Rede – que verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça, lançamento de corantes na rede coletora de esgoto e vídeo inspeção – começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 78 lacres individuais e uma rede danificada, com mais de 100 contribuições, que acabava lançando esgoto diretamente na drenagem pluvial, tendo como destino final o Rio Marambaia.

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

Click CamboriúNotíciasTrês imóveis são identificados com irregularidade na ligação de esgoto na Rua...
PUBLICIDADE

Últimas notícias