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Reunião aprimora métodos para minimizar impactos causados por obras em BC

As principais reclamações da população são referentes a falta de sinalização em casos de interrupção das vias, e intervenções em locais recém asfaltados

Com o objetivo de minimizar os impactos causados em função de obras realizadas em Balneário Camboriú, reuniram-se na tarde desta terça-feira, 11.jun.2019, na sede da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), representantes da Autarquia, da Secretaria de Obras, departamento de Trânsito, e empresas terceirizadas executoras dos serviços: Ambiental e Infrasul. “Toda obra que acontece na cidade é importante, mas sabemos que a falta de planejamento e comunicação, muitas vezes prejudica o trânsito e até gera retrabalho em alguns casos. Por isso, precisamos aprimorar os métodos para minimizar ao máximo esses impactos”, disse o diretor geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

De acordo com o gerente Financeiro e Comercial da Emasa, Leonel Seara Neto, as principais reclamações da população são referentes a falta de sinalização em casos de interrupção das vias, e intervenções em locais recém asfaltados pelo Programa de Requalificação da Secretaria de Obras. “Em alguns casos, não temos como prever que a via recém asfaltada precisará de alguma intervenção, como por exemplo, um vazamento na rede de água ou um pedido para nova ligação na rede coletora de esgoto de um morador. Mas, com esse alinhamento entre os atores envolvidos, vamos fazer o possível para que sejam eliminados ou ao menos, reduzidos”, explicou Leonel.

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Durante a reunião ficou acordado sobre a comunicação referente as obras, com a criação de um grupo exclusivamente para tratar dessas situações, onde todos terão conhecimento das intervenções programadas e emergenciais que serão realizadas na cidade.

Quanto aos serviços de requalificação das vias: a Secretaria de Obras irá mensalmente ou a cada alteração, enviar o cronograma de execução dos serviços de requalificação, listando em ordem as vias que estão contempladas. A empresa terceirizada que executa os serviços da Emasa, verificará se possui Autorização de Serviço (AS) pendente de execução nas vias do cronograma, e iniciará o serviço imediatamente, informando quando o trecho estiver liberado para requalificação.

Para os serviços que precisem da interrupção de vias: sempre que for necessário a interdição, total ou parcial, de qualquer via no Município, será comunicado ao departamento de Trânsito. Sendo que as intervenções programadas serão informadas com até 24 horas de antecedência, com o prazo previsto para a execução do serviço. E caso seja um serviço emergencial, o aviso será feito imediatamente ao tomar conhecimento do problema, também com prazo previsto de execução. “Desta forma, poderemos definir a melhor forma da interrupção, para que cause o menor impacto possível na fluidez do trânsito e a necessidade de enviar agentes ao local”, disse o responsável pelo departamento de Trânsito, Luciano Osni de Melo.

A Emasa também já repassou à Secretaria de Obras, o novo projeto de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), com as ruas e trechos em diferentes bairros, que ainda terão ampliação da rede coletora de esgoto e de água. Também se comprometendo em informar, assim que ocorrer o término dos serviços, para eventuais requalificações.

Participaram da reunião por parte da Emasa, o diretor geral, Douglas Costa Beber, o gerente de Expansão, Thiago Beck Brondani, o gerente Financeiro e Comercial, Leonel Seara Neto, e a assessora de Comunicação, Renata Furlanetto. Da Secretaria de Obras, o engenheiro Jaildo da Silva; do departamento de Trânsito, Luciano Osni de Melo; e das empresas terceirizadas: a responsável pela requalificação (Infrasul), Juliana Rocha; e serviços da Emasa (Ambiental), André Kannenberg.

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