Edifício na Rua 900 é identificado com tubulação de esgoto irregular

Os dejetos vinham de 31 apartamentos e 4 salas comerciais e tinham como destino final, o Rio Marambaia

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Após denúncia recebida no balcão de atendimento da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), o Programa Se Liga na Rede identificou na tarde desta quinta-feira, 13.jun.2019, um edifício na Rua 900, na região Central de Balneário Camboriú, com ligação irregular de esgoto. Os dejetos que passavam pela tubulação irregular do prédio, com 31 apartamentos e 4 salas comerciais, tinham como destino final, o Rio Marambaia.

De acordo com a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes, após a vistoria com o teste de corante, verificou-se que uma das prumadas – tubulação de esgoto que contempla toda a extensão vertical do prédio (do térreo até o pavimento mais alto) – estava lançando esgoto da pia da churrasqueira na drenagem pluvial e uma caixa de gordura externa (que recebe dejetos da pia do salão de festas e pia da churrasqueira da cobertura) também lançando direto no pluvial.

Como penalidade, foi executado o lacre imediato; multa de 10 UFMs por unidade autônoma; e prazo de cinco dias para a regularização. “O lacre foi em quatro saídas, dois canos de drenagem da pia da churrasqueira dos apartamentos e dois da caixa de gordura”, completou a fiscal.

Fiscalização intensificada e lacres

Em novembro de 2018, a Emasa por meio do Programa Se Liga na Rede – que verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede coletora de esgoto – começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 75 lacres individuais e uma rede danificada, com mais de 100 contribuições, que acabava lançando esgoto diretamente na drenagem pluvial, tendo como destino final o Rio Marambaia.

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -