• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Duas propriedades foram vistoriadas pelo Produtor de Água essa semana

A visita técnica é condicionante para a liberação do Pagamento por Serviços Ambientais

A equipe do Projeto Produtor de Água, programa da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), que visa a conservação e recuperação das áreas de preservação permanente das margens do Rio Camboriú, realizou durante essa semana duas vistorias em propriedades inseridas no programa. A visita técnica é condicionante para a liberação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Uma das propriedades vistoriadas foi de Janir de Oliveira Souza, localizada na Estrada da Encantada, em Camboriú. Inserida no projeto desde junho de 2014, possui área de conservação: 97,05 hectares e área de restauração: 30,75 hectares.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A segunda propriedade visitada foi de Osmar Vinholi, na localidade de Limeira, também em Camboriú. Com área de conservação: 3,13 hectares, está no projeto desde junho de 2015. Nessa propriedade era a última vistoria do atual contrato, que foi renovado por mais um ano com anuência do participante.

As propriedades participantes do Produtor de Água são vistoriadas a cada seis meses pela equipe de suporte técnico, para liberar o valor do auxílio, que é calculado pela área inserida. “Durante as visitas verificamos se a área está sendo preservada e auxiliamos o participante sanando dúvidas e passando orientações. Nessas vistorias, ambas estavam com tudo certo e será liberado o benefício”, explica a engenheira Ambiental, Rafaela Santos.

Adesão ao Produtor de Água

O Produtor de Água prevê ações de conservação da vegetação nativa e restauração de áreas degradadas, por meio de auxílios financeiros aos proprietários que integram o programa. Até o momento, a iniciativa conta com 25 propriedades parceiras e possui cerca de 1084 hectares de área conservada, além de 59 hectares em processo de restauração.

O edital para fazer parte do programa continua aberto neste link, na aba “inscrições”. Os produtores rurais com interesse devem entregar os documentos necessários na sede da Emasa – 4ª Avenida, 250, Centro, das 12h às 18h, até o dia 6 de fevereiro de 2020. Confira mais informações no site da Emasa: www.emasa.com.br/produtordeagua/.

Click CamboriúNotíciasDuas propriedades foram vistoriadas pelo Produtor de Água essa semana
PUBLICIDADE

Últimas notícias