- PUBLICIDADE -

Vereadores analisam proposta que cria uma ‘nova moeda’, a TDC

A Transferência do Direito de Construir (TDC), na prática, se tornará uma moeda baseada nos valores praticados pelo mercado imobiliário local

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Camboriú Play recebe o youtuber Natan Por Aí nesta sexta-feira, 12

O podcast acontece ao vivo às 13h30, pelo canal do Camboriú Play no YouTube

Os vereadores discutirão na sessão desta quarta-feira (29) o Projeto de Lei Complementar 07/2019, de autoria do Executivo, que altera quatro leis e regulamenta a Transferência do Direito de Construir (TDC), que na prática se tornará uma moeda baseada nos valores praticados pelo mercado imobiliário local.

O Direito de Construir é a metragem quadrada permitida em determinado terreno. O valor desse direito depende das características e localização do lote. Como regra geral, terrenos grandes são mais valorizados e este valor aumenta quanto mais perto estão do mar.

Se a lei for aprovada, áreas cuja possibilidade de o proprietário construir sobre elas foi “congelada” por interesse público gerarão Certificados de Potencial Construtivo a serem negociados livremente no mercado.

São terrenos de alto valor, mas também de enorme importância social. Por exemplo, todos os imóveis no traçado de uma avenida projetada (a “Tortinha”) entre as avenidas Brasil e Terceira/do Estado.

Também estão nessa situação grandes terrenos na Avenida Brasil onde hoje funcionam Bradesco, Itaú e Millium, dentre outros.

No mesmo projeto, os vereadores analisarão a proposta de conceder Transferência do Direito de Construir (TDC) para o loteamento Sociedade Camboriú de Hotéis, onde está o Morro do Careca.

Aquela área deveria ser não edificável, mas em 1977 o município autorizou o loteamento e desde então vem sendo condenado na justiça a pagar indenizações aos proprietários dos lotes.

Permitir a TDC para aquela área é uma solução mais econômica do que prosseguir litigando – e perdendo – na justiça.


COMENTE ABAIXO ⬇

Telegram: participe do canal do Click Camboriú

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de Balneário Camboriú e região em seu e-mail.

⚠ Confirme na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Como a cannabis medicinal tem ajudado famosos e não famosos

A Huniq, empresa de cannabis medicinal instalada em Itajaí, é responsável pelo tratamento das quatro histórias apresentadas nessa reportagem
- PUBLICIDADE -