Click Camboriú Notícias Transporte de órgãos tem apoio do setor de segurança de Balneário Camboriú

Transporte de órgãos tem apoio do setor de segurança de Balneário Camboriú

Na saída do Ruth Cardoso, o veículo é escoltado até o aeroporto, pela BR-101

Divulgação
Transporte de órgãos tem apoio do setor de segurança
Divulgação

A captação de órgãos realizada pelo Hospital Ruth Cardoso conta com o apoio de forças de segurança para ser bem sucedida, ter mais agilidade e segurança. Na semana passada, a Guarda Municipal participou da escolta de um carro que transportava rim e fígado até o aeroporto de Navegantes, de onde partiu para Porto Alegre.

Trabalho das forças de segurança é realizado para garantir a segurança dos órgãos durante o transporte. Na saída do Ruth Cardoso, o veículo é escoltado até o aeroporto, pela BR-101. Tanto a Guarda Municipal, quanto a Polícia Militar, podem ser acionadas para realizar o acompanhamento.

“A escolta é muito importante para agilizar uma operação voltada para salvar vidas, por isso o acompanhamento desde a saída do Ruth até chegar ao destino é feito a cada nova doação de órgãos”, reforça o diretor de enfermagem do Hospital Ruth Cardoso, Ricardo Lorenz. Neste ano, sete captações já foram realizadas pelo hospital. Em 2018, o total foi de onze captações.

“O estatuto geral das guardas municipais determina que um dos princípios de nossa formação seja a preservação da vida. Logo, toda ação voltada à preservação, manutenção ou melhora na vida das pessoas, tem nossa atenção. Como é o caso da escolta a esses carros”, conta o Comandante da Guarda Municipal, Antonio Afonso Coutinho.

Qualquer pessoa pode se tornar doadora de órgãos. Para isso basta informar sua família para autorizar o hospital caso algo aconteça. O coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão são os órgãos que podem ser doados a outras pessoas que aguardam em fila única definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

Sair da versão mobile